Saltar para o conteúdo

A Comissão Mista da Concordata está de Partida

Maio 23, 2019

Concordata2004

A Comissão Mista para a aplicação da Concordata de 2004 está de saída. Nunca ouvimos falar dela na comunicação social o que é um bom sintoma: solucionou a contento os problemas miúdos entre o Estado e a Igreja Católica, nunca nenhum dos seus elementos recorreu ao método das fugas de informação para «resolver» uma dificuldade..

A nova Comissão parte em desvantagem em relação à anterior, pois falta-lhe experiência, já que parece tratar-se de uma substituição simultânea de todos os seus elementos. É que as Comissões deste género resolvem com base no precedente e pressupõem um grande domínio da problemática administrativa, bom senso, diplomacia, tolerância. Era o caso da Comissão que agora se despede de nós. O Presidente da República talvez devesse sinalizar o seu silencioso e benemérito trabalho. Dado atempadamente, esse sinal por certo contribuiria para melhorar o nível da nova Comissão – se ainda formos a tempo disso.

Estado e Igreja atreve-se a pedir ao Estado e à Igreja (Católica, no caso) que tenham o maior cuidado na escolha da nova Comissão. Porque os pequenos problemas, se não forem resolvidos, transformam-se em grandes problemas. Porque não há boa Concordata sem boa comissão de aplicação: tal como não há bons aviões sem boa manutenção.

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: