Skip to content

Prof.ª Dr.ª Ana Leal de Faria: Depoimento sobre a Retirada do Crucifixo, no Liceu Maria Amália, a seguir ao 25 de Abril

Setembro 26, 2016

 

Aqui vai  o meu testemunho quanto ao crucifixo nas escolas portuguesas. Foi vivido no Liceu Maria Amália Vaz de Carvalho, em Lisboa.            
analealdefariaAna Leal de Faria  

                   A Reitora do Maria Amália, nomeada pelo ministério como todas, apresentou a sua demissão quinze dias após o 25 de Abril de 1974, passando a “pasta” (provisoriamente) e um grupo de quatro professoras, de que eu era a mais jovem. Todas católicas. Esse grupo, ao qual associámos mais colegas, era o embrião da futura comissão de gestão provisória, enquanto se aguardavam instruções do novo ministério para, logo que possível, organizar um processo eleitoral. Entendemos que o crucifixo que estava no gabinete da Reitora (transformado em sala da “gestão”) ficava melhor na capela, que continuaria a existir e, quando muito, poderia ser utilizada para as aulas de Religião e Moral Católicas, que também continuavam a figurar no curriculum, embora sem carácter obrigatório. Escusado será dizer que fomos logo apelidadas de comunistas (e outros epítetos menos abonatórios, que me escuso de referir) pela ala mais conservadora das colegas da “velha guarda”.

           liceumariaamaliavazdecarvalho

Liceu Maria Amália Vaz de Carvalho

A decisão de mudar o crucifixo de local foi muito em cima dos acontecimentos. Não me lembro de ter havido queixas sobre a sua anterior localização   Não me lembro também de termos consultado fosse quem fosse. Lembro-me, isso sim, que convocámos os pais e encarregados de educação para lhes explicarmos o que estava a acontecer. O salão estava cheio de gente. Os pais e EC  estavam muitos preocupados. Fizeram imensas perguntas e constituíram uma Comissão de Pais e ECs.  A mudança do crucifixo não foi abordada nesta reunião e não teve sequelas.

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: