Skip to content

O Estado precisa de Igrejas paroquiais vazias ?

Junho 8, 2015

IgrejaVazia

A emigração das zonas rurais para as cidades e o envelhecimento da população multiplicam em toda a Europa ocidental o fenómeno das igrejas quase vazias nas paróquias rurais, servindo congregações minúsculas e com tendência para mais pequenas se tornarem. O assunto não é indiferente ao Estado.
O problema das igrejas vazias coloca-se também para Igreja Anglicana. The Guardian tratou do assunto numa recente reportagem. A política da Igreja de Inglaterra tem sido não fechar essas paróquias/igrejas, suportando o prejuizo financeiro que elas dão. Com efeito, quase dois terços das 10199 igrejas anglicanas estão em zonas rurais onde vive apenas um sexto da população. Um responsável anglicano afirmou que fechar templos continua a ser a última opção; e propõe um uso criativo das atuais igrejas semivazias: dotá-las de instalações sanitárias; acrescentar-lhes cozinhas; instalar nelas a estação de correio ou o comércio da comunidade, a «general store» americana que vende tudo. Há também quem sugira transformar as igrejas das congregações menores em «igrejas das festas», que só abririam no Natal e na Páscoa.
O problema parecerá a alguns exclusivamente religioso. É porém também estatal pois o que está em causa é a ocupação do território. As restrições financeiras levam o Estado a contrair o seu dispositivo (fecha a escola, fecha os correios, fecha o serviço social, fecha a autarquia local), a empresa privada não é atraída por regiões despovoadas e pobres. As consequências desta desertificação institucional nem sempre são visíveis; em França. muitos invocam-no para explicar a recente implantação do Front National em zonas rurais: as comunidades pequenas só nele sentem algum amparo. Mas o problema não é apenas a alteração do quadro partidário: é o bem estar moral de minorias aliás significativas e é também a segurança.

O citado artigo do Guardian está em
http://www.theguardian.com/world/2015/jun/07/church-of-england-decline-heralds-calls-for-innovative-use-of-church-buildings
Um estudo sobre as paróquias rurais em Inglaterra está acessível a partir de
https://www.churchofengland.org/media-centre/news/2015/01/released-for-mission,-growing-the-rural-church.aspx

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: