Skip to content

A Autoridade Palestiniana assina uma Concordata com a Santa Sé

Maio 18, 2015

SãoPedroPraçaPalestina

A Palestina na praça São Pedro

O Papa Francisco recebeu o Presidente Mahmoud Abbas (Abu Mazen), presidente da Autoridade Palestiniana, sexta-feira passada, na véspera de canonizar duas freiras palestinianas; na mesma ocasião a Santa Sé e aquela Autoridade assinaram uma concordata sobre o estatuto do catolicismo na Palestina. O  Sumo Pontífice aproveitou o ensejo para pedir a Abbas que seja «um anjo da paz».
O acontecimento deve ser assinalado; para mais, insere-se na defesa que o Papa tem prosseguido das posições cristãs no Médio Oriente. Significa uma elevação moral do anterior reconhecimento da Santa Sé à Autoridade Palestiniana mas nem numa 23ª hora seria legitimamente chamado de reconhecimento da Palestina como  estado, a avaliar pela informação disponível.
É interessante verificar que boa parte da imprensa internacional deturpou aquela elevação  numa inversão das posições vaticanas sobre Israel. Assim, o New York Times afirmou que o Papa chamara a Mazen «anjo da paz» – quando apenas lhe pediu que o fosse, e o ano passado o qualificara de ««homem de paz», tal como a Simon Peres, então presidente de Israel; The Huffington Post, citando a Reuters, anunciou que a Santa Sé reconhecera o estado palestiniano, o que não corresponde à realidade: o tratado refere o «estado da Palestina» mas é assinado com a Auutoridade Palestiniana. Talvez se trate de inexatidões desprovidas de segundas intenções. Oficiosamente, a Santa Sé sublinhou a dimensão da continuidade. Israel agiu sensatamente e o seu embaixador assistiu à canonização das freiras.
Haverá outros países muçulmanos do Médio Oriente dispostos a seguir este caminho concordatário agora inaugurado naquela região?

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: