Skip to content

2050: Portugal o País mais cristão da Europa ocidental

Abril 26, 2015

PortugalOMaisCristão

Fonte: The Future of World Religions Population Growth Projections 2010-2050, da Pew (para ampliar, clique na imagem sff)

 

Em 2050, Portugal ultrapassará a Irlanda como o país mais cristão da Europa ocidental, segundo uma projeção da Pew. Mais cristão significa autodeclaração de crença no cristianismo pelos respetivos cidadãos. A França e o Reino Unido deixarão de ter maiorias cristãs. Deste ponto de vista, a Espanha estará a meio caminho entre Portugal e o Reino Unido, mas marginalmente mais próximo deste.

Segundo a mesma fonte, a proporção de ateus, agnósticos e outros sem religião passará de 7,5% da população portuguesa para 11,3%, entre 2010 e 2050. Neste último ano, esta categoria ascenderá em Espanha a 26,5% da população.

O Pew Research Centre é uma das mais respeitadas organizações no campo da pesquisa de assuntos religiosos e acaba de divulgar projeções demográficas sobre as religiões no mundo em 2050. A pesquisa tem em conta a variação dos efetivos da população, a composição atual de cada religião por grupos de idade e a mudança de religiões. As projeções não são condicionadas pela teoria da secularização, segundo a qual a religiosidade diminui com o crescimento económico. A Pew reteve a projeção demográfica intermédia das Nações Unidas, que dá a Portugal cerca de 9,3 milhões de habitantes em 2050.

Resumo da pesquisa em

http://www.pewforum.org/2015/04/02/religious-projections-2010-2050/

Pesquisa completa em

http://www.pewforum.org/files/2015/03/PF_15.04.02_ProjectionsFullReport.pdf

Anúncios
One Comment leave one →
  1. Abril 27, 2015 8:53 am

    Um leitor escreveu o seguinte:
    «A projeção surpreende e, paradoxalmente, era previsível: na verdade, as mudanças em profundidade podem gerar uma realidade muito diferente da atual; e, por outro outro lado, nunca são tão profundas como imaginamos, ou são mais demoradas.
    Creio que estes dados convidam os cristãos a uma cuidada análise em profundidade, aberta ao futuro. Convidam também – e talvez sobretudo – à clarificação do projeto salvífico em cada pessoa, qualquer que seja a sua situação religiosa»

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: