Skip to content

Liberdades restringidas devido ao fundamentalismo islâmico: sábia prudência ou cobarde receio?

Março 2, 2015

CharlieHebdoJeSuisCharlie

Já não somos todos Charlie?

Depois dos atentados de terroristas fundamentalistas islâmicos contra o Charlie Hebdo, houve em Paris uma grande manifestação na base de slogans do tipo «não temos medo», «somos todos Charlie», e garantindo-nos até ao regresso de Cristo a liberdade de expressão, promovida a valor absoluto. Passaram poucas semanas e …

há dias foi cancelada em França uma exposição porque – foi o motivo invocado – continha  desenhos que pareciam suscetiveis de irritar os terroristas fundamentalistas islâmicos; pela mesma razão, já tinham sido canceladas exposições no museu Hergé, em Bruxelas, e fora anulado o festival Ramdam, em Tournai (Bélgica). Pelo menos três violações da liberdade de expressão do pensamento, em homenagem ao terrorismo fundamentalis islâmico.

Na Alemanha, na semana passada os judeus foram aconselhados a não usarem kipa em bairros problemáticos, o que sugere estarem em constituição «no go areas» dirigidas por fundamentalistas islâmicos. Alarmismo?

É necessário chamar a atenção para estes pequenos atentados às liberdades, porque dão menos nas vistas do que os grandes mas, repetidos, banalizados, criam um clima de permanente violação das liberdades. Se as liberdades não forem mantidas dia a dia, as grandes manifestações orgiásticas de nada servirão: ganhará o fundamentalismo islâmico (ou a extrema direita autoritária).

Anúncios
One Comment leave one →
  1. Março 2, 2015 2:00 pm

    Provavelmente, e graças a Deus, há muita gente que não foi, nem é, nem será Charlie, porque então o mundo ainda arderia mais dilacerado pelas divisões confessionais e anti-religiosas…. Se todos devem ser anti-terroristas também se pede que todos saibam respeitar as crenças religiosas dos outros e sobretudo não as provoquem ordinária e
    violentamente…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: