Skip to content

Reino Unido: o Cristianismo condenado a virar à Esquerda ?

Fevereiro 23, 2015

JustinWelby

Os bispos da igreja anglicana acabam de dirigir aos ingleses uma carta pastoral que se assume como procurando influenciar as próximas eleições gerais britânicas.

A pastoral defende uma visão solidarista da sociedade e opõe-se aos cortes drásticos da despesa pública, indispensáveis para liquidar o Estado Social, como alguns defendem.  Esta posição não surpreende: por causa do casamento gay e da ordenação de mulheres, a High Church, os Anglo-Catholics  migraram em massa para a prelatura católica que o Papa Bento XVI lhes estabeleceu  e a Church of England passou a sentir um peso maior da Low church, formada por independentes e evangélicos, menos conservadora no plano eleitoral.

Por isso a pastoral está a ser mal recebida por setores do partido  Tory (conservador), alguns dos quais negam  agora aos bispos anglicanos o direito de intervirem na cena eleitoral.

Será inevitável uma viragem à esquerda do cristianismo europeu?  Não, se os partidos, que não são de esquerda, aceitarem uma visão solidarista da política. Aquilo a que René Rémond chamava a direita legitimista e a direita bonapartista, no caso francês (Les Droites en France); a direita orleanista, a «direita dos interesses» repugnará sempre ao cristianismo (ao cristianismo euroipeu). Estas designações estão hoje desatualizadas. Seria mais adequado «Stakeholder capitalism» (capitalismo de todos os participantes sociais) , para o aceitável pelos cristãos, e «neoliberalismo» para o inaceitável. Isto no plano da problemática interna. As relações internacionais suscitam outros eixos estruturantes e novos desafios no relacionamento Estado-Igrejas (pobreza no mundo, paz, perseguição aos cristãos, liberdade religiosa).

*

O texto da carta pastoral está disponível em

https://www.churchofengland.org/media-centre/news/2015/02/house-of-bishops%27-pastoral-letter-on-the-2015-general-election.aspx

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: