Skip to content

O Papa Francisco em Istambul: uma Visita Preocupada

Dezembro 1, 2014

PapaFrancisconaMesquitaAzul

Papa Francisco e o Grande Mufti na extraordinária Mesquiata Azul, em Constantinopla

O Papa Francisco concluiu ontem uma visita a Istambul, a cidade principal de um país, a Turquia, onde vivem menos de sessenta mil cristãos – e onde pernoitam, em condições miseráveis, 1,5 milhão de refugiados da Síria, entre os quais muitos cristãos (o Papa recebeu alguns). A visita não era para dinamizar os cristãos turcos nem para cristianizar os restantes 74 milhões, mas sim para procurar aliados a fim de salvar os cristãos do Médio Oriente. Por isso voltou a rezar, e a cocelebrar liturgias com o Patriarca ortodoxo de Istambul, rezou com o rabi e sobretudo rezou na célebre e maravilhosa mesquita Azul ao lado do Grande Mufti.

No avião, o Sumo Pontífice pediu aos dirigentes islâmicos que condenem a violência da Isis, o grupo terrorista que governa boa parte do Iraque e da Síria. Em terra, encontrou o Presidente Erdogan, que se queixou da discriminação crescente contra os muçulmanos na Europa – e que, falando assim, automaticamente se compromete a moderar a violência dos seus irmãos na religião muçulmana. O Papa Francisco por certo lho pediu. Veremos. Como veremos a atitude do Islão moderado face ao que se passa na Síria.

Veremos também como reage o Patriarcado de Moscovo à declaração conjunta Francisco-Bartolomeu sobre a Ucrânia, defendendo a paz no diálogo e no respeito do direito internacional. Tradicionalmente, a autoridade ortodoxa moscovita tem más relações com o Patriarca Ecuménico e, no caso de Kiev, defende as posições do governo russo.

O Papa Francisco tentou visitar campos de refugiados mas não foi autorizado; também não irá ao Iraque, por a sua visita levantar problemas de segurança. São grandezas e servidões de uma alta autoridade espiritual com pouca ou nenhuma influência temporal direta.

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: