Skip to content

O Caso das Escolas de Birmingham aumenta a Intolerância religiosa

Junho 16, 2014

MattNativityPlayAtIslamicSchoolsTelegraph11jun14Matt, o conhecido humorista, não acredita na isenção religiosa das escolas islâmicas de Birmingham (desenho no Daily Telegraph, do passado dia 11 )

O caso das escolas de muçulmanas de Birmingham, em Inglaterra, a que nos referimos a semana passada, causou celeuma internacional: faz hoje oito dias, o Wall Street Journal, um dos mais conhecidos diários económicos, puxava-o para a lugar de destaque da sua edição online na Europa. Em Inglaterra, o caso parece abalar a tolerância religiosa: 58% dos inquiridos julgam que as escolas de uma confissão religiosa, se forem financiadas pelo Estado, não têm o direito de ensinar apenas a sua religião, e só 30% aceita que o Estado as financie, revela uma sondagem ontem publicada em The Observer.

A mesma sondagem revela uma reação anti islâmica: três quartos dos interrogados receiam que os alunos das escolas muçulmanas sejam encorajados a adotar posições extremistas. Em Inglaterra, há 6844 escolas religiosas, a maioria das quais da Church of England (4601), seguida pelo catolicismo (1986); as outras confissões estão menos representadas: metodistas (25), outras confissões protestantes (152), hebraicas (48), muçulmanas (18) e sikh (8). As escolas de Birmingham, que  estão no centro do debate, não são tecnicamente «escolas religiosas» (faith schools).

O relatório da inspeção escolar, o Ofsted, revelado na passada segunda feira, não consubstancia as acusações graves, que encheram as páginas dos jornais britâniccos, embora revele deficiências de funcionamento nas escolas de Birmingham. A crise mostrou as deficiências do Ofsted, que passará a ter poderes para inspecionar as escolas sem pré aviso nenhum. A opinião britânica divide-se entre as acusações de islamofobia e as de desrespeito pela liberdade religiosa.

*

Mais informação em:

http://www.theguardian.com/commentisfree/2014/jun/09/lesson-birmingham-state-education-chaos-park-view-school-islam-islamophobia

http://www.theguardian.com/commentisfree/2014/jun/10/michael-gove-british-values-schools-trojan-horse

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: