Skip to content

Leituras de Férias: Três Policiais Religioso/Esotéricos

Maio 26, 2014

Se gosta de ler ficção em francês ou inglês, Estado e Igreja apresenta-lhe hipóteses de leitura para férias de um género pouco frequente: a ficção religioso/esotérica, mais ou menos na esteira de Dan Brown.

LaPorteDuMessieLe Sceptre de Dieu, de André Journo, evoca um objeto que teria pertencido a Moisés e é capaz de «destruir Sodoma e Gomorra»; o cetro é roubado por fanáticos religiosos de diferentes espécies, descritos em pormenor, que são desobertos, depois de muitos perigos, pela neta de um grande rabi de Jerusalém, ajudada pelo FBI. O autor talvez saiba mais de Bíblia do que Dan Brown.

La Porte du Messie, de Philip Le Roy, descreve a busca que um teólogo, Simon Lange, se dedica em Jerusalém, para descobrir a sua identiddade e que o leva aos mais velhos originais dos textos corânicos – cuja autoria real Le Roy se propõe identificar, o que parece demasiado fantasioso para ser verosímil. Cheira a escândalo à volta do Corão – talvez para aumentar as vendas.

Para saber mais, queira ir a

http://www.lefigaro.fr/livres/2014/05/22/03005-20140522ARTFIG00233-la-guerre-des-religions-vue-par-les-thrillers.php

GodsDogDiegoMarani

God’s Dog, de Diego Marani, é mais uma ficção política do que um policial religioso/esotérico:  num futuro incerto, talvez vinte ou trinta anos, o Vaticano toma conta do poder em Itália, que se transforma numa teocracia.  O protagonista tem um nome evocativo: Domingos Salazar. A teocracia proibe a ciência e um grupo desconhecido pratica a eutanásia, que está proibida; um detetive é chamado para identificar esse grupo. O tom do livro parece ser anticatólico. Talvez por isso, as vendas da edição original italiana correram menos bem.

Para saber mais, queira ir a

http://www.theguardian.com/books/2014/may/20/gods-dog-diego-marani-review

Nota: Estado e Igreja não leu as obras em causa, apenas leu recensões que lhes foram dedicadas.

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: