Skip to content

A Igreja Católica chamada a Mediar um Conflito Social na Amadora

Maio 12, 2014

BairroDeSantaFilomenaHoje mesmo, talvez os desalojados do bairro de Santa Filomena se encontrem com um bispo auxiliar do Patriarcado, para que este medeie a sua crise com a Câmara da Amadora. Com efeito, terça feira passada, esta Câmara desalojou pela força moradores do bairro de Santa Filomena, sem lhes propor outra habitação. Os desalojados, cinco adultos e uma criança, ocuparam a igreja paroquial da Amadora sábado , depois da missa, e estão a dormir em instalações anexas à matriz. Aquele programa de desalojamentos forçados começou em 2012. Os desalojados, representados pela Habita – Coletivo pelo Direito à Habitação e à Cidade, depois de «uma longa conversa com o pároco,  padre António Faustino, adiaram o encontro  para hoje o encontro com o bispo D. Joaquim Mendes, esperando entretanto proceder a contatos frutuosos.

BairroDeSantaFilomenaConjuntoO bairro da Filomena é uma das chamadas zonas problemáticas da cintura de Lisboa; ainda ontem dois polícias foram nele atacados com armas de fogo, acontecimento ao que se sabe sem nexo direto com os desalojamentos. Há a registar que a proximidade das eleições europeias não aumentou o bom senso social da municipalidade socialista da Amadora.

Estado e Igreja assinala ser este o primeiro caso, desde o começo da atual crise económico-financeira, em que a Igreja Católica é chamada a intervir para solucionar um problema do Estado. Como o leitor recordará, na crise social de meados dos anos 1980, teve protagonismo nacional o enfrentamento do então bispo de Setúbal, D. Manuel Martins, com o Estado, devido a situações de extrema pobreza naquele distrito. É um caso pequenino mas que devemos seguir pela sua originalidade institucional: Os desalojados encontrarão hoje o bispo? Encontrá-lo-ão a 13 de maio? A moda pegará?

*

É o seguinte o site do organismo que fala em nome dos desalojados:

http://www.habita.info/p/blog-post.html

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: