Skip to content

Inglaterra: Igreja de Estado pós moderna

Abril 21, 2014

DavidCameronCrucifixoDavid Cameron

A semana passada, David Cameron, o primeiro ministro britânico, publicou no Church Times, um artigo no qual afirma: «o meu cristianismo obriga a fazer uma diferença»; muitos discordam que, «numa idade secular», ele fale da importância do Cristianismo, escreve, mas reforça a sua posição: «devemos confiar mais no nosso estatuto como nação cristã». «Nação cristã» é uma frase pesada na boca de um Primeiro Ministro.

Como a Inglaterra conserva uma Igreja de Estado, e como Cameron se revela um cristão pós moderno – «irregular na prática religiosa e um pouco vago em alguns dos pontos mais difíceis da fé»  -,  Estado e Igreja deduz que assistimos ao nascimento de  uma Igreja de Estado pós moderna.

O leitor dirá que Cameron anda à caça de votos. Talvez. Mas, nesse caso, julga que caça votos reclamando-se da religião. O que,, nos tempos que correm, parece quase uma novidade.

*

O artigo de David Cameron está editado em  http://www.theguardian.com/commentisfree/2014/apr/17/christianity-compels-me-to-make-difference

Anúncios
One Comment leave one →
  1. Miriam Pereira permalink
    Abril 21, 2014 11:42 am

    Bem observado.

    Miriam Halpern Pereira

    From: Estado e Igreja Reply-To: Estado e Igreja Date: Segunda-feira, 21 de Abril de 2014 às 01:30 To: Miriam Pereira Subject: [Novo artigo] Inglaterra: Igreja de Estado pós moderna

    WordPress.com Luís Salgado de Matos posted: “David Cameron A semana passada, David Cameron, o primeiro ministro britânico, publicou no Church Times, um artigo no qual afirma: «o meu cristianismo obriga a fazer uma diferença»; regista que muitos discordam que, «numa idade secular», ele fale da impor”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: