Skip to content

Costumes: o Papa Francisco acerta o Tiro

Abril 14, 2014

PrimeiroCasamentoGaydePadreAnglicanoO cónego anglicano Jeremy Pemberton, tweetou a sua partida em viagem de núpcias; o cónego está à esquerda na foto o noivo à direita

Sexta feira passada, o Papa Francisco afirmou o direito de as crianças terem «um papá e uma mamã» – o que é uma condenação indireta do casamento gay –, censurou as manipulações educativas – o que é um aviso ao novo governo francês – , disse que o aborto é «um crime abominável» e «pediu pessoalmente perdão» pelo mal cometido pelos padres pedófilos.

Estas afirmações foram proferidas em audiências diferentes e são em si mesmo pouco surpreendentes, pois desenvolvem anteriores tomadas de posição do Sumo Pontífice. Contudo, as novas declarações, pelo conjunto que formam e pela veemência da elocução, parecem traduzir uma recalibragem das posições papais sobre costumes numa direção tradicionalista – só o pedido de desculpas vai a contrapêlo da sensibilidade tradicionalista – e talvez uma certa vontade de intervir sobre o Estado no caso do casamento gay.

Curiosamente, o Papa Francisco intervém na mesma semana em que se realizou o primeiro casamento gay de um padre anglicano: sábado passado, o cónego  Jeremy Pemberton, um capelão hospitalar divorciado de 58 anos, casou com o seu parceiro Laurence Cunnington, de 51 anos. Este casamento é uma faculdade que o Estado britânico propicia aos seus cidadãos, incluindo os clérigos anglicanos, ou outros; ele viola as normas da Igreja Anglicana. Primeira pergunta: abrirá este casamento uma crise, semelhante à ocorrida nos Estados Unidos, de que resultou um cisma na Igreja Episcopaliana, a irmâ da Anglicana? Segunda pergunta: as intervenções referidas do Papa Francisco estarão de algum modo relacionadas com aquele casamento gay, de que por hipótese teve conhecimento antecipado?

*

Um relato das referidas audiências papais está disponivel em

http://www.lefigaro.fr/actualite-france/2014/04/11/01016-20140411ARTFIG00415-genre-le-pape-s-eleve-contre-les-manipulations-educatives.php

O primeiro casamento gay de um padre anglicano está em

http://www.telegraph.co.uk/news/religion/10762940/Church-of-England-faces-crisis-as-gay-priest-weds.html

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: