Skip to content

Estados Unidos: a Geração milenária parece mais secularizada

Março 24, 2014

MilenárioseDeusPew2014Verde escuro: têm a certeza de acreditar em Deus. cinzento: não acreditam.

Os milenários (Millenials, no jargão dos Estados Unidos) nasceram algures nos anos 1990 e, no estudo de opinião da Pew, atingem agora a maioridade (estão entre os 18 e os 33 anos, como Cristo no Gólgota). Estado e Igreja focará sobretudo a atitude deles no balançar entre o Estado e a Igreja. Os dados provêm de uma sondagem telefónica realizada no mês passado  a 1821 adultos em todos os Estados Unidos, dos quais 617 Milenários adultos.

Só 58% dos milenários está absolutamento certo de acreditar em Deus, menos onze pontos percentuais do que a geração anterior, a geração X, e menos 15% do que os boomers (a terrível geração de 1968, em termos europeus). A proporção dos que não acreditam em Deus quase duplica em relação às gerações anteriores e ultrapassa a barreira simbólica dos 10%.

Apenas 36% dos Milenários se autoqualificam de religiosos, contra 52% dos boomers (e mais nas gerações mais velhas). Mas os milenários são também menos ambientalistas.

Os milenários não só valorizam menos a sua própria religião: valorizam menos a religião dos outros, pois para 54% deles o aumento dos não religiosos faz pouca diferença para a organização social dos Estados Unidos, opinião partilhada por apenas 38% dos boomers (mais velhos).

Vale a pena registar algumas outras caraterísticas dos milenários – caraterísticas que aliás relacionam o Estado e a Igreja. 51% dos milenários são defensores dos direitos dos homossexuais, contra 37% para a geração anterior, os boomers. Os milenários são também menos patriotas.

Os milenários são a primeira geração digital, pois já nasceram dentro da Web – e adoram-na. Mais de metade já expediram selfies (uma autofotografia). Mas nove em cada dez julgam que na Web os participantes dão informação a mais sobre si próprios (será antecipação da atual fúria de filmagens de autossexo, logo postas em linha).

Um terço dos milenários maiores de 26 anos são pelo menos licenciados, o que os torna a geração mais instruída. Mas também a mais endividada, pois ainda não pagaram os empréstimos contraídos para financiarem os seus estudos na universidade.

47% dos filhos de mulheres milenárias nasceram fora do casamento; os valores equivalentes em 1996 eram 35%. Foi um aumento de mais de um terço.

Os milenários negros e mulatos apoiam em maioria o Presidente Obama mas o contrário ocorre com os brancos.

Exatamente metade dos milenários consideram-se  independentes dos dois grandes partidos políticos dos Estados Unidos, um aumento de dez pontos percentuais em relação aos dados de há sete anos. Na síntese do Pew: «relativamente desligados da religião e da política organizadas, ligados pelas redes  sociais, atazanados pelas dívidas, desconfiando do próximo, sem pressa de casarem – e otimistas sobre o futuro».

Estado e Igreja avança quatro breves comentários:

> O estudo da Pew dá força aos que defendem o fim do excecionalismo religioso dos Estados Unidos (excecionalismo por ser, ou ter sido, o único pais que enriqueceu, secularizou e continuou religioso);

>> Para quem estudou American Grace, de Robert Putnam, os resultados acima referidos não constituem exatamente uma surpresa;

>>> Formulando de outro modo as perguntas sobre a crença , teríamos resultados menos secularistas;

>>>> A  sondagem revela o avanço social de negros e mulatos; cuja religiosidade, sobretudo protestante, contrasta com a dos brancos; mas esta questão não é equacionada no relatório publicado, e que acima referimos; por isso, talvez esteja a mudar a religiosidade dos jovens adultos norte-americanos, em vez de ter diminuído a sua religião.

Mais dados sobre o estudo de opinão da Pew em

Millennials: Unmoored from Institutions

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: