Skip to content

Tony Blair: «abuso de religião» é a causa da guerra do século XXI

Janeiro 27, 2014

BlairComBushO Presidente Bush Jr com Tony Blair, à direita na foto, na sua fase bélica.

O Sr. Tony Blair, o antigo chefe de governo britânico, publicou ontem um artigo afirmando: «os atos de terrorismo são perpetrados por pessoas motivadas pelo abuso da religião».  Dito de outro modo: é a religião que precipita a violência; religião pervertida, mas religião. Por isso, a prioridade é  educar na tolerância a fim de desfazer  a educação para a violência religiosamente motivada. Nesse texto, Blair informa que lançou uma fundação, para promover a tolerância religiosa e anuncia que, com a Harvard Divinity School, começará proximamente um observatório mundial das relações entre a violência e a religião.

Como vai longe a teoria da secularização e do fim das religiões ! A atual postura de Blair lembra a Aliança das Civilizações, quando foi impulsionada pelo Presidente Jorge Sampaio.

Estado e Igreja tem salientado a motivação religiosa de vários conflitos atuais e por isso não pode deixar de saudar esta conversão de Tony Blair à prática da tolerância religiosa.  Conversão, pois como o leitor se recorda, em 2003 Blair aliou-se a Bush para invadir o Iraque de Sadam Hussein, iniciando um período de violência religiosa no Médio Oriente, que ainda hoje perdura; Blair passou da prática da violência religiosa à apologia da tolerância religiosa. Blair precisava de demonizar Sadam, para o apresentar como uma ameaça à paz dos britânicos, e por isso inventou que ele possuía armas de destruição maciça e os mísseis necessários para com elas aniquilar a Inglaterra.

Há quem diga que com esta iniciativa, além de querer salvar a pele das vítimas da violência religiosa, Blair quer salvar a própria pele pois estará iminente a publicação do relatório Chilcote que demonstrará que o então primeiro inistro britânico sabia ser falsa   aquela sua afirmação, no momento em que a proferiu.

*

O artigo do Sr. Blair está disponível em

http://www.theguardian.com/commentisfree/2014/jan/25/religious-difference-ideology-conflicts-middle-east-tony-blair

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: