Skip to content

As Igrejas devem estabelecer Plataformas de Diálogo no Âmbito estatal

Dezembro 23, 2013

2ÁfricaIslãoCristianismoFronteiraGolpesMilitaresO mapa acima é uma representação simplificada e aproximada da fronteira norte dos conflitos violentos em África, sobreposta à proporção da população muçulmana.  A sobreposição não significa atribuição da responsabilidade dessa violência aos muçulmanos. Significa, sim, que boa parte dos conflitos violentos em África estão relacionados com a situação religiosa.

Vários desses conflitos situam-se no presente abaixo da linha de maioria esmagadora do Islão. É o caso da República Centro-Africana e do Sudão do Sul. Impressiona que em ambos estes países os autores da violência expressamente a associem à dimensão religiosa, articulada de modo confuso com a variável étnica. Quem diz etnia, diz fatores sociais. Estamos a referir alguns dos paéses mais pobres do mundo: o Sudão do Sul é o 212º país mais pobre do mundo e a República Centro-Africana é o 219º (usamos o Cia Factbook, que inclui 229 paises e territórios). Sem pretender entrar aqui nas causas da violência armada, parece verosímil que ela seria menor se todas as confissões religiosas presentes no terreno dialogassem umas com as outras.

A presente estação do ano incita Estado e Igreja a apelar aos responsáveis cristãos para que promovam formas organizadas de concertação e diálogo entre as diferentes confissões religiosas à escala nacional em todos os Estados.

Anúncios
One Comment leave one →
  1. Zé Barreto permalink
    Janeiro 20, 2014 5:51 pm

    Angola tem só cerca de 1 a 2% de muçulmanos, o mapa está errado. Moçambique tem 20%, está certo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: