Skip to content

Formação religiosa: um caso de dimensão mais cultural do que catequética

Novembro 25, 2013

CollègedesBernardinsBernardins: Uma abadia cisterciense no centro de Paris

Nos anos 1990, algumas vozes levantaram-se em França recomendando que passasse a haver informação sobre as religiões na escola pública pois os alunos ignoravam-nas o que os impedia de compreenderem a história e a cultura francesa. Entre essas vozes estava Regis Debray. Estava em causa sobretudo o catolicismo. Em 2008, o Conselho da Europa votou uma resolução a favor do desenvolvimento da cultura religiosa.

Quarta feira passada, começou no Colégio dos Bernardins, em Paris, uma formação em religiões, dirigida pelo historiador Antoine Arjakovsky. Uma das razões invocadas para o lançamento desta formação é a incapacidade em que muitos professores da escola oficial se encontram de dizerem aos seus alunos seja o que for sobre a religião – seja por desconhecimento, seja por receio de ofenderem alguma confissão religiosa.

Esta formação é posta em linha mas será também presencial. Apesar dos Bernardins serem um local da arquidiocese de Paris, a nova formação é neutra e multirreligiosa. O seu responsável declara «não querer ser proselítico nem sociólogo mas sim apresentar o fato religioso em toda a sua complexidade». Participam representantes católicos, protestantes, ortodosxos, judeus, muçulmanos e laicos.

Este tipo de iniciativa facilitará o diálogo das Igrejas entre si e também com o Estado e por isso outros países devem meditar na vantagem de se inspirarem dela.  A formação agora iniciada nos Bernardins é ao mesmo tempo uma pedagogia do diálogo interconfessional – mas também entre o Estado e as Igrejas.

*

Mais informações em

http://www.lexpress.fr/actualite/societe/religion/une-formation-sur-le-religieux-repond-aux-besoins-des-dizaines-de-milliers-d-enseignants_1301052.html

http://blogs.lexpress.fr/crises-de-foi/2013/11/19/les-bernardins-lancent-une-formation-a-la-culture-ethique-et-religieuse-avec-tous-les-representants-des-cultes-et-des-acteurs-de-la-laicite/

A página da formação, com possibilidade de inscrições, é

http://www.agapan.fr/zoe.php?s=agapan

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: