Skip to content

De Damasco a Quimper, passando pelo Mali

Novembro 4, 2013

BonnetRugeCaenSalonBeigeFonte: http://www.lesalonbeige.blogs.com/

Examinemos três fatos da atualidade sem relação aparente entre si.

  • Alguma imprensa anunciava ontem que mercenários gregos cristãos de extrema direita combateriam na Síria ao lado do regime de Bachar el Assad.
  • No Mali, dois jornalistas franceses foram mortos pelos rebeldes.
  • Também ontem manifestantes em Quimper, na Bretanha, recorriam à ação direta em manifestações contra o governo de Paris:  incendiaram pórticos que detetam os camiões, para evitar que lhes cobrem um novo imposto. Alguns manifestantes arvoram objetivos políticos pouco claro, talvez antifranceses, talvez revolucionários.

A notícia dos mercenários gregos é mais uma manobra de propaganda contra o regime sírio. Mas o tema da manobra é o fio condutor que liga os três episódios: o interface violento entre a religião e o poder. No Mali, a Al Qaida é a autora dos assassinatos. Ora a al Qaida é um movimento político e religioso,

O caso de Quimper é mais subtil. Esta cidade situa-se na Bretanha, região em que uma rebelião popular católica foi esmagada pela tropa da Revolução Francesa. Muitos manifestantes de hoje trazem na cabeça o «bonnet rouge», símbolo de uma outra revolta bretã do século XVII contra o fisco parisiense – além de ser um símbolo da própria Revolução Francesa. Por isso, um blog tradicionalista católico francês, Le Salon Beige,  ao postar uma foto de um cidadão de «bonnet rouge» face à prefeitura de Caen, para mais dando-lhe a designação militar de «sentinela», apela à memória dessa singularidade político-religiosa: porque a prefeitura simboliza o Estado francês, porque Caen fica na Normandia, onde durante a Revolução Francesa houve também violentas revoltas locais de inspiração católica, também reprimidas com violências, porque as sentinelas são militares.

Estado e Igreja salienta aqueles três fatos para recordar a responsabilidade de Estados e Igrejas no estabelecimento ou revivificação de processos pacíficos de resolução de conflitos.

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: