Skip to content

Depoimentos sobre um Fundador do Movimento Católico em Portugal

Setembro 23, 2013

SousaGomesCapaFrancisco José Sousa Gomes (1860-1911), foi catedrático de Química na Universidade de Coimbra, fundador do moderno movimento católico, sobretudo como presidente da Obra dos Congressos, e militante do Partido Progressista. Era um homem notável, mais conhecido por ter fundado o CADC  coimbrão – e só por isso o seu nome ficaria na história das relações entre o Estado e a Igreja. Foi ele quem começou a química experimental na Lusa Atenas – que antes a ensinava como se fosse Teologia, que por definição não tem aulas em laboratório.

Manuel Braga da Cruz, seu descendente, historiador e ex-reitor da Universidade Católica Portuguesa, consagrou-lhe uma obra, à maneira dos Festschrifte universitários, uma coletânea de homenagens, a que antepôs um extenso prefácio biográfico.

A ideia é boa: Sousa Gomes, apesar da importância que teve na vida social portuguesa, nunca foi biografado. Não é caso único: Franciso Veloso, primo do ora homenageado e um dos depoentes neste livro, é ignorado pela nossa historiografia, apesar do papel central que teve no Integralismo Lusitano e sobretudo no Centro Católico Português, durante a 1ª República.

O presente «Em memória» não supre a falta de uma biografia mas nem por isso o lemos como menos gosto e proveito. O leitor aprecia os testemunhos que sobre ele lançaram grande nomes da cultura portuguesa do século passado, em particular do mundo católico, como o Cardeal Cerejeira, D. Augusto Eduardo Nunes, D. Manuel Correia de Bastos Pina, o Doutor Diogo Pacheco de Amorim ou D. Manuel de Almeida Trindade. O livro ajuda também a reconstituir a vida da academia coimbrã na dobra do século XIX para o XX. Cuidado, porém! O livro é constituído sobretudo pela recolha de testemunhos publicados pela imprensa do CADC de Coimbra em homenagem ao seu fundador – e por isso, lido de seguida, torna-se por vezes repetitivo. O leitor gostará mais do  livro se o for lendo picando aqui e ali.

Reproduzimos a seguir o índice da obra.

SousaGmesÍndice1SousaGomesÍndice2

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: