Skip to content

O Patriarca de Lisboa é D.Manuel Clemente

Maio 19, 2013

ManuelClementeÉ oficial que o Papa Francisco nomeou D. Manuel Clemente para o cargo de Patriarca de Lisboa. Nos prazos canónicos, D. José Policarpo apresentara a sua resignação ao Papa Bento XVI, que não lhe nomeou sucessor, como é do domínio público.

Deste modo, por uma feliz sucessão de coincidências, digamos assim,  é feito Patriarca de Lisboa o homem mais indicado para o cargo: universitário distinto por mérito próprio, bispo auxiliar de Lisboa, bispo residencial do Porto, sempre com obra feita e intervenção pública, apesar da sua discreção, D. Manuel Clemente era a escolha óbvia para ser o Patriarca de Lisboa, uma diocese bem organizada mas cheia de dificuldades e armadilhas. Há muito que tal unanimidade não ocorria. Unanimidade dos católicos mas também dos não católicos  – cujo voto em D. Manuel fora simbolizado por há pouco lhe ter sido atribuído o prémio Fernando Pessoa.

D. Manuel é nomeado num momento difícil do desenvolvimento de Portugal e numa hora complexa das relações da Igreja de Roma com o Estado e com a organização social, em particular no eixo atlântico.

Por isso, de entre o coro de justificados elogios ao novo Patriarca, cumpre destacar as palavras do Pe. Anselmo Borges, professor da Universidade de Coimbra, que referiu a sua capacidade de «estabelecer pontes» com «o mundo da política», além de ser um «diplomata».

Estas caraterísticas são relevantes pois o Patriarca de Lisboa é a única pessoa que ao mesmo tempo dirige a dioccse, na qual reside o governo de Portugal, e é auxiliar direto do Sumo Pontífice, por ser cardeal e nessa qualidade membro do Sacro Colégio, por meio do qual o  Papa governa a Igreja Católica.  É cardeal – sê-lo-á no próximo consistório.

A relevância das variáveis assinaladas no parágrafo anterior é sublinhada por uma outra coincidência: a nomeação de D. Manuel foi divulgada no dia em que o  Parlamento português aprovou a co-adoção por casais do mesmo sexo, uma fonte potencial de conflito entre o Estado e a Igreja,

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: