Skip to content

Uma nova análise do poder: Mercadores, Soldados e Sages

Abril 23, 2013

DavidPrieslandSageSoldierMerchantDavid Priestland, professor de história na Universidade de Oxford, acaba de publicar um livro intitulado: «Mercador, Soldado, Sage». O livro é uma análise da dinâmica do poder: depois do governo dos militares e dos sábios, somos hoje governados pelos mercadores. Priestland defende que a situação do mundo de hoje melhoraria se os sages tivessem um pouco mais de poder.

Estas três categorias lembram as três ordens d’ O Estado de Ordens, escrito pelo autor deste blog e editado pela Imprensa de Ciências Sociais: ordem reprodutora, tratando da economia (mercadores); ordem securitária, tratando da segurança (o soldado), ordem simbólica tratando da identidade (os sages).

O link seguinte contém uma crítica interessante ao livro de David Priestland:

http://www.guardian.co.uk/books/2012/aug/23/merchant-soldier-sage-priestland-review

*

«Sages? Já não há filósofos nem sábios?», escreveu-nos uma leitora.

filósofos, mas na circunstância a palavra lembra Platão e o seu «rei-filósofo», quando o Prof. Eastland escreveu um livro de história, pelo que essa tradução, que aliás não seria literal, seria também confusa.

Há também sábios mas a palavra lembra o cientista, e talvez mesmo o professor Tournesol, o amigo do Tintin, pelo que a evitámos.

Acresce que sage é uma palavra portuguesa: «que sabe muito, circunspecto, prudente, experiente», conforme regista o  Novo Aurélio, que qualifica o termo de «antigo». Porém, em tempos modernos, o Prof. Joel Serrão, de saudosa memória, usava sage, tentando assim reabilitar um útil nome.substantivo.

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: