Skip to content

Um Repertório da Imprensa Clandestina no Final do Estado Novo

Março 4, 2013

PachecoPereiraArmasDePapel

As Armas de Papel é um achado como título de um repertório da imprensa  clandestina e da publicada no exílio no final do Estado Novo: os seus revolucionários autores aspiravam a combater o fascismo de armas na mão mas em geral apenas manejavam a caneta e máquina de escrever  (Temas e Debates, Círculo de Leitores, 588 pp).

O achado é de José Pacheco Pereira. O leitor conhece-o por certo das suas intervenções na televisão, mas é menos provável que esteja ao par da sua atividade como cientista social.  Este livro é um belíssimo exemplo dessa atividade. Cada um dos numerosos jornais suscita uma apresentação, que se lê como um breve ensaio monográfico, quase sempre fascinante. Cada um dos jornais é acompanhado de ilustrações que tornam a obra mais atraente. Essas ilustrações são documentos históricos – documentos do rico arquivo de J. Pacheco Pereira, sem o qual esta obra não teria visto a luz do dia. O livro abre com uma introdução ao tema e uma explicação metodológica. O texto é rigoroso mas está escrito com leveza e por isso o leitor nunca imagina o trabalho gigantesco que está por trás deste livro.

Mas porquê apresentar este livro em Estado e Igreja? A capa maoísta não engana: a imprensa inventariada é sobretudo marxista-leninista, imprensa operária ou a sonhar com operários.  Apresentamo-lo porque inclui publicações de origem católica, como o Bac boletim anti-colonial, ou outras em que o diálogo com católicos teve uma importância considerável, como é o caso dos jornais ligados ao Movimento de Acção Revolucionária (MAR), ou seus sucessores. E ainda porque, um futuro repertório da imprensa católica de oposição ao Estado Novo – e da oposição ao Estado Novo na imprensa católica – ganhará muito em dialogar com este repertório.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: