Skip to content

Os Ciganos Serão Expulsos de Lille, França ?

Agosto 9, 2012

Lille: o Padre Arthur com alguns ciganos ameaçados de expulsão que ele batizará hoje à tarde 

O Estado francês  ameaça  expulsar dois acampamentos de ciganos em Lille, norte da França, num total de cerca de trinta famílias. As autoridades locais queixam-se desses acampamentos, nos moldes habituais (segurança, higiene).  Os franceses designam atualmente os ciganos por «rom», mas continuam a expulsá-los, como quando lhes chamavam ciganos, ou outras palavras pejorativas.

O Ministro do Interior, o Sr. Valls, um socialista rocardiano, parece ter dado luz verde para a expulsão. Várias associações protestam e lembram que durante a campanha eleitoral, o Sr. François Hollande, hoje presidente da República Francesa, prometeu que «quando um  acampamento [cigano] insalubre é desmantelado, serão propostas soluções alternativas».  No caso, segundo a notícia de Le Figaro, não foram indicadas soluções alternativas. Lille é uma municipalidade socialista e Le Figaro é um diário anti-socialista.

O Pe Arthur Hervet, de 73 anos, decidiu batizar hoje à tarde 73 membros dessas comunidades; talvez os batizados não constem da fotografia acima. O sacramento terá um valor adicional de crítica ao Estado francês. O Pe. Hervet tem 73 anos e combatera a política de expulsões de ciganos do ex-Presidente Sarkozy; é apresentado como rocardiano por alguma imprensa francesa. Na diocese de Marselha, no sul da França, mais de setenta  sacerdotes católicos criticaram ontem  a política governamental de expulsar ciganos (rom em francês atual) «de um lado para o outro».

O Estado francês contemporâneo expulsa os ciganos, redesignados «rom», sem cd, da região A para a região B, mas deixa-os permanecerem em França, na região B, à espera de expulsão para a região C.

A  Igreja Católica opõe-se a essas expulsões? Alguns padres opõem-se. A maioria dos católicos franceses vota num sentido favorável a essas expulsões, pelo menos segundo a interpretação mais frequente. Mas, no consulado do Sr. Sarkozy, os católicos franceses manifestaram alguma  sensibilidade eleitoral aos apelos papais e episcopais gauleses a favor de alguma caridade para com os ciganos («rom»).

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: