Skip to content

Aumenta a Perseguição Religiosa, Afirma o Departamento de Estado

Agosto 2, 2012

Segunda-feira passada, o Departamento de Estado norte-americano publicou o International Religious Freedom Report para 2011. Este relatório é produzido com base nas informações das representações diplomáticas dos Estados Unidos no exterior e é o mais completo entre os que estão disponíveis – com a óbvia e notável exceção dos próprios Estados Unidos. Completo não significa indiscutível: o relatório dá a perspetiva do governo americano.

Este ano, o relatório acentua a diminuição da liberdade religiosa na Europa, no Médio Oriente e na China. A notícia da Cnn, cuja cabeça acima reproduzimos, resume-o bem. Na Europa, as críticas são dirigidas ao crescimento do antisemitismo e da islamofobia, tanto por parte do Estado como da própria organização social. O relatório considera que a proibição do véu islâmico  viola a liberdade religiosa: esta posição não é de hoje. Portugal é elogiado: goza de liberdade religiosa e a situação manteve-se estável durante o ano passado.

O relatório está a provocar reações na Europa. Massimo Introvigine, controverso diretor  do Observatório da Liberdade Religiosa fundado em Junho passado pela cidade de Roma e pelo ministério italiano dos Negócios Estrangeiros, concorda com as críticas do relatório mas afirma que o ênfase sobre o fenómeno da islamofobia  «às vezes parece desproporcionado»; acrescenta que o relatório não refere as violações da liberdade religiosa dos católicos e dos cristãos nos Estados Unidos – nem na própria Europa.

Na apresentação do relatório, Hillary Clinton revelou-se mais preocupada com a situação no Médio Oriente: o desrespeito da liberdade religiosa fará descarrilar a «primavera árabe». O relatório cita numerosos casos de violação de direitos dos coptas no Egito.

O Relatório está organizado por países e por temas; é precedido por um resumo:

http://www.state.gov/j/drl/rls/irf/religiousfreedom/index.htm#wrapper

Notícias sobre o relatório:

http://security.blogs.cnn.com/2012/07/30/state-department-warns-of-poor-religious-freedoms-in-egypt-china-europe/

http://www.zenit.org/article-30957?l=portuguese

Página na net do Cesnur, organismo animado por  Massimo Introvigine, com opiniões e informações sobre a religião em geral  e o catolicismo em particular

http://www.cesnur.org/

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: