Skip to content

Aproxima-se a Separação do Estado e da Igreja em Inglaterra

Junho 21, 2012

«Quero denunciar uma pregador de ódio, que está a radicalizar os seus seguidores, o arcebispo de Cantuária», diz a senhora ao polícia. O atual arcebispo tem tomado posições opostas à do Estado sobre o casamento gay (desenho do Daily Telegraph)

Nick Clegg, o representante do Partido Liberal no governo de coligação britânico, afirmou ontem que a lei do casamento gay é inevitável. Fontes da Church of England tinham declarado há dias que o «disestablishment» (separação com o Estado) era inevitável se aquele tipo de casamento se tornasse lei.

Estas declarações parecem resultar de o primeiro ministro David Cameron hesitar em avançar com a lei, que divide o seu Partido Conservador (tories). Os liberais parecem unidos por trás dessa proposta de lei.

No passado dia 14, terminou a consulta pública sobre aquela lei. A ministra responsável, Lynne Featherstone, tem afirmado que aquela lei não afetará o casamento religioso, o que os católicos britânicos e muitos anglicanos não aceitam.

A comunicação social britânica anuncia que na Dinamarca a igreja de Estado luterana é obrigada por lei a celebrar casamentos gay, embora haja objeção de consciência por parte dos pastores que se lhe oponham. As igrejas dinamarquesas não estabelecidas (isto é: separadas do Estado) gozam do direito de recusar o casamento gay.

Para evitar essa obrigação, o anglicanismo seguiria o caminho da separação com o Estado. Seria (será) uma separação não desprovida de alguma tensão. Contudo, o assunto está ainda em desenvolvimento.

Os rumores de separação talvez se destinem a evitar que David Cameron retome os poderes de nomear o arcebispo de Cantuária, o primaz da confissão anglicana, poderes que foram abandonados por Gordon Brown, o último primeiro ministro trabalhista. O cargo vai vagar e um arcebispo favorável ao casamento gay facilitaria a vida à coligação liberal-conservadora. Mas provocaria novas tensões no anglicanismo.

É um caso a seguir.

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: