Skip to content

Lusitania Sacra sobre a 1ª República

Março 29, 2012


A Lusitania Sacra, a revista do Centro de Estudos de História Religiosa  da Universidade Católica Portuguesa, acaba de publicar o seu primeiro da sua nova  fase com periodicidade trimestral. O número é consagrado ao tema «A República: Resistências a Acatamento a Nível Local».  Além desta parte temática, a revista inclui as seções habituais.

Publicamos de seguida o sumário. A qualidades das reproduções seguintes é inferior ao desejável mas julgamos que mesmo assim prestamos um serviço ao leitor.

Permitimo-nos destacar dois artigos. O Dr. Ricardo Aniceto escreve uma nota sobre «O Arquivo do Cardeal Cerejeira», de cuja montagem foi o principal operacional técnico. A Arquivo foi apresentado ao público a 1 de Abril de 2011, centenário da ordenação sacerdotal do Cardeal Cerejeira. a nota encerra com as seguintes palavras de D. Carlos Azevedo, cuja inteligência e capacidade de realização deram um contributo decisivo para a concretização do novo Arquivo: «O Arquivo nasceu, ensinem-no a falar».

O segundo é uma longa recensão de D. Manuel Clemente à tese de Paulo Fontes sobre  a Ação Católica Portuguesa, já registada no presente blog; sobre o autor, salienta o seu «percurso pessoal de militante nacional e internacional  da Ação Católica»; sobre a obra, salienta os «”pólos de tensão”», referidos na obra, e fala da Ação Católica no presente.

A Lusitania Sacra está disponível no repositório institucional da Universidade Católoca, cujo endereço é

http://repositorio.ucp.pt

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: