Skip to content

As Mortes Solitárias

Março 8, 2012

As televisões têm revelado nos últimos dias que muitos anciãos portugueses morrem sozinhos em suas casas e os seus cadáveres só são descobertos dias ou mesmo semanas após o falecimento.

Este tipo de morte não começou ontem. Mas é recente  e constitui um analisador profundo da organização política contemporânea. Este tipo de morte redefine  a fronteira entre o Estado e a Igreja Católica, duas instituições que se ocupam da morte dos portugueses – de todos, no caso do Estado, da maioria, no caso do catolicismo; redefine as suas fronteiras recíprocas e redefine também as relações de ambas com a organização política.

As mortes solitárias correm à revelia de ambas aquelas instituições e mostram a fraqueza de ambas. A causa dessa fraqueza e daquela redefinição é a mesma: o individualismo. Os mortos   morreram socialmente sozinhos pois, por axioma, levavam vidas isoladas, sobre laços familiares delidos ou já inexistentes. Por isso o Estado e a Igreja só furtivamente se aperceberam da ocorrência trágica e, em terreno seu, aparecem fora de horas. A organização política deixou-se rasgar num momento decisivo.

É necessário anotar que até agora o catolicismo pouco teve a dizer sobre este tipo de morte, pelo menos que tenhamos ouvido, apesar de ser ativo na organização da assistência na doença e na velhice. Porque nem o Estado nem o catolicismo se dão conta do desenvolvimento recente do individualismo.

Estas mortes não nos devolvem a imagem que gostaríamos de ter nós mesmos. E recomendam que desenvolvamos modalidades de associação suscetíveis de manter o laço social até às extremas proximidades da morte. Sem associação livre, os custos do individualismo em breve se revelarão difíceis de suportar.

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: