Skip to content

Outra Fronteira Estado/Igreja: Os Bordéis Femininos

Março 1, 2012

O Sol publicou a seguinte notícia, citando a Lusa, intitulada «Bordel da Mouraria precisaria de ‘novo enquadramento legal’»:

(…)

É pouco provável que as Irmãs Oblatas tenham proposto a instituição de um bordel na Mouraria. Aliás, segundo o Jornal de Negócios, António Costa, presidente da Câmara de Lisboa, atribuiu a este instituto religioso uma posição bem diferente: « Segundo o autarca, a intenção desta ordem religiosa é abrir um espaço “onde possa ser garantida a segurança física e psíquica das profissionais do sexo”.» O que é bem diferente de abrir um bordel.

As Irmãs Oblatas são um instituto religioso feminino de origem espanhola que se dedica a ajudar prostitutas; vieram para Lisboa em 1987,  a pedido de D. António Ribeiro, então Patriarca de Lisboa, e apoiam várias centenas de prostitutas na freguesia dos Anjos.

Não pretendemos analisar aqui este problema, nem do ponto de vista da política social nem da perspetiva da reabilitação da Mouraria. Devemos, sim, salientar um ponto:  é extraordinário  que nem a Lusa nem nenhum jornal tenham sentido a necessidade de ouvir as Irmãs Oblatas, apesar de lhes atribuírem comportamentos improváveis. E, já agora, ouvirem as prostitutas daquela área. É um jornalismo que roça a irresponsabilidade.

Das notícias, não é claro se o Dr. António Costa lançou um balão de sonda ou se quer pôr o assunto na ordem do dia. Se puser, que acontecerá? É provável que estejamos perante uma zona de conflito entre o cristianismo e o Estado.

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: