Skip to content

Síria: Dimensões Religiosas No Conflito Estatal

Fevereiro 23, 2012

Os órgãos de comunicação social nem sempre referem as clivagens religiosas no atual conflito na Síria.

O mapa seguinte dá uma ideia da diversidade  religiosa daquele país; transcrevemo-lo do último número do Témoignage Chrétien;  apesar estar legendado em francês, o que tornará mais difícil a sua leitura para muitos, fornece informações difíceis de encontrar.

A religião maioritária na Síria é o Islão sunnita – 74% do total, segundo The Cia Factbook. Os sírios são cerca de 23 milhões. O mapa destaca  as principais religiões minoritárias, quase todas concentradas nas regiões da costa do Mediterrâneo, atravessadas pelo prolongamento da cordilheira montanhosa do Líbano.

Os alauitas, ou seguidores de Ali, o genro de Maomé, são a minoria mais numerosa e influente; pertencem-lhe numerosos oficiais do exército e a família Assad, que tem governado o país. Algumas estimativas elevam o seu número a um quinto da população síria. O alauismo é um confissão fundada no século IX e próxima do chiismo; tem o Corão como livro sagrado, mas rejeita a sunna (a tradição) e a peregrinação a Meca. O alauismo tem uma dimensão iniciática, pelo que é difícil conhecer as suas crenças; parece que diviniza Ali e adora uma trindade, comparável à cristã. Há quem o  aproxime da minoria alevi, da vizinha Turquia.  Numerosos sunnitas   excluem os alauitas do Islão, mas a família Assad soube aliar-se por casamento com a família real da Arábia Saudita, centro do sunnismo waabita, muito rigorista.

Os drusos têm na Síria uma força demográfica comparável à do cristianismo, segundo algumas fontes; a sua religião é paralela ao alauismo:  deriva do Islão ismaelita, com fortes influências persas e indianas, assim como de correntes filosóficas, que acentuaram a sua dimensão desritualizada; os druzos têm também uma forte componente iniciática. Segundo The Cia Factbook, os drusos somados aos alauitas dispõem da lealdade de 16% da população síria.

Os cristãos dividem-se por numerosas igrejas, um testemunho da sua implantação naquele território desde os tempos evangélicos e das querelas dos primeiros séculos do cristianismo. The Cia Factbook atribui-lhes 10% da população, o dobro do valor dado no mapa acima.

Os yazidis são curdos que professam uma religião sincretizando crenças tradicionais, mitradismo, cristianismo e islamismo sufita. A sua presença na Síria tem aumentado, pois para lá vão muitos dos fugidos do Iraque. Vivem afastados da faixa litoral, mais desenvolvida, e são pouco influentes.

Os judeus agrupam-se em pequenas comunidades em Damasco, Al Qamishli, e Aleppo.

A informação disponível sobre o conflito na Síria não permite identificar com rigor a relevância da clivagem religiosa na oposição ao regime de Assad, formalmente estruturado em torno do partido nacionalista laico Baaç: será animada pelo Islão sunnita tradicional ou pelo espírito da democracia laica e representativa?

Segundo o Témoignage Chrétien, a maioria dos cristãos apoia o regime vigente, pois assimila a oposição à «primavera árabe», que parece considerar islamita tradicional e liberticida. A maioria dos alauitas e dos drusos também o apoia – o que daria cerca de um quarto da população -, mas muitos sírios sunnitas são também seus partidários. São ou foram.

Breve retrato social da Síria: os sírios são árabes (90%); são jovens: apenas 3,8% têm 65 anos ou mais; só 56% da população está urbanizada; a taxa de mortalidade infantil é elevada (15 por mil); sabem ler 86% dos homens e 74% das mulheres; o Produto Interno Bruto por habitante em paridades de poder de compra é de 5100 dólares americanos, um pouco menos do que o de Angola e quase cinco vezes menos do que o de Portugal (dados do The Cia Factbook ).

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: