Skip to content

A Segunda Semana da Harmonia Inter-Religiosa Começa Quarta-Feira

Janeiro 26, 2012


A Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou em Outubro de 2010 uma resolução estabelecendo a Semana da Harmonia Inter-Religiosa, a iniciar o mês de Fevereiro. A resolução foi aprovada por unanimidade. Foi proposta pelo Rei Abdullá II da Jordânia. A Semana resultou de iniciativas de diálogo de responsáveis muçulmanos em resposta ao discurso do Papa Bento XVI em Regensburgo, na Alemanha; o próprio Sumo Pontífice aprovou depois essas iniciativas, simbolizadas pelo documento intitulado A Common Word (Uma Palavra em Comum), datada de 13 de Outubro de 2007.

1 a 7 de Fevereiro de 2011 foi assim a primeira semana consagrada à Harmonia entre as Religiões.  A organização registou duzentos eventos em 40 países. Jorge Sampaio, alto-representante das Nações Unidas para a Aliança das Civilizações, salientou o ecumenismo da iniciativa:  “o seu objectivo é abrangente e inclusivo, vinculando as pessoas de todas as religiões, fés e crenças.”  A 1 de Fevereiro do ano passado, a agência noticiosa católica  Ecclesia informava que o  ex-presidente da República, Jorge Sampaio  estaria presente num dos eventos da Semana, o debate sobre «Minorias religiosas no mundo do pós 11 de Setembro», organizado pela área de Ciência das Religiões, da Universidade Lusófona de Lisboa.

A segunda semana da Harmonia Inter-Religiosa começará na próxima quarta-feira. Sabemos que ocasionará eventos em Portugal, mas ainda não vimos nenhum programa divulgado.

É curioso que esta iniciativa decorra em simultâneo com o reacender do terrorismo inspirado por fundamentalistas islâmicos, no norte da Nigéria, e da guerra entre o Sudão do Norte e o Sudão do Sul, também com funda coloração religiosa. Um cético diria que estas iniciativas ocorrem onde menos falta fazem. Por certo que os iranianos, entretidos a perseguirem os   Bahá’í, não celebrarão esta semana. Mas o cético não teria razão, pois tais iniciativas fazem falta e o seu efeito far-se-á sentir, a longo prazo. Se a iniciativa  souber impor-se, claro.

É também curiosa a designação da iniciativa: Semana da Harmonia Inter-Religiosa tem um leve toque de newspeak à George Orwell. Em inglês ainda mais: World Interfaith Harmony Week. Como traduzimos Faith por religião e não referimos o Mundial, o nome parece mais adequado. Parece uma iniciativa não religiosa sobre a religião, legítima mas inesperada. Num certo sentido, é assim: a Semana foi aprovada pelas Nações Unidas, que não são uma organização religiosa. Seria mais razoável que a designação inserisse, mesmo em inglês,  a palavra «diálogo» em lugar de «harmonia» e o termo «inter-religioso» em vez de «interfaith».

Mais informações em:

http://worldinterfaithharmonyweek.com/

(dos idiomas mais correntes entre nós, tem  versão em francês e  espanhol, mas não em português nem em alemão)

http://www.acommonword.com/

página elaborada por The Royal Aal Al-Bayt Institute for Islamic Thought ; só em inglês; tem numerosos links sobre o assunto)

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: