Skip to content

Arquivo Secreto do Vaticano: Documentação sobre a Expansão Portuguesa

Janeiro 18, 2012

Foi editado há cerca de um mês um trabalho monumental: os sumários da documentação e as cotas arquivísticas dos documentos do Archivio Segreto Vaticano possui sobre a expansão ultramarina de Portugal e, portanto, sobre as missões portuguesas. A obra resume a documentação dos fundos da Nunciatura da Santa Sé em Lisboa e das «Relationes dioecesium» (relatos sobre as dioceses ultramarinas). A documentação recolhida vai pelo menos até ao fim da Primeira Guerra Mundial, em 1918. É uma obra em três volumes, corajosamente editada pela Esfera do Caos.

Como o leitor acabou de ver, o Tomo I é consagrado à Costa Ocidental de África e Ilhas Atlânticas. A obra tem a coordenação geral do Prof. Doutor José Eduardo Franco e  foi produzida no âmbito do projecto «Documentos sobre a História da Expansão Portuguesa existentes no Arquivo Secreto do Vaticano». Este projecto foi iniciado no quadro da já longínqua Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses (Cncdp) através do Centro de Estudos Damião de Góis (Cedg).  Quando a  Cncdp fechou as portas, o Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa (Cepcep) da Universidade Católica Portuguesa, pegou no projeto e obteve o apoio financeiro da Fct.

Como acabou de ver, o Tomo II é consagrado ao Oriente; por razões arquivísticas, inclui Angola; o Tomo III é consagrado ao Brasil.

Todos os volumes são sobretudo formados por sumários da documentação e cotas respetivas. O terceiro volume oferece índices de nomes e de locais.

Será uma obra indispensável à investigação nos domínios das missões e da presença de Portugal no mundo. A obra não dispensa a ida ao Arquivo Secreto do Vaticano, pois os resumos são resumos, mas racionaliza essa ida. Os três volumes também podem ser lidos como uma gigantesca manta de retalhos, cosidos em torno de uma cor dominante. Contêm muitas histórias divertidas e numerosas intrigas apaixonantes.

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: