Skip to content

A situação da Comunidade Bahá’í no Irão

Janeiro 12, 2012

Centro Mundial da Comunidade Bahá’í, situado nas cidades gémeas de Akká eHaifa no norte de Israel

Recebemos da  Comunidade Bahá’í de Portugal de Portugal a seguinte informação, a propósito do Relatório sobre as Relações entre o Estado e a Igreja no Mundo em 2011, postado a semana passada:

A Constituição da República Islâmica do Irão confere protecção (teórica) a zoroastrianos, judeus e cristãos. No entanto ignora a Comunidade Bahá’í – a maior minoria religiosa daquele país – que conta com cerca de 300.000 membros. Actualmente os Baha’is iranianos são vítimas de um sistema de apartheid religioso implementado pelo governo. Milhares de Bahá’ís têm sido alvo dos mais diversos tipos de discriminações e perseguições: destruição de locais de culto, confiscação de propriedades, detenções arbitrárias e julgamentos à margem do processo legal, tortura e isolamento na prisão, negação de acesso ao ensino superior, negação de pensões de reforma, proibição de empregos na administração pública.

Mais de 100 Bahá’ís estão actualmente detidos em prisões iranianas. Entre estes incluem-se sete dirigentes comunitários – cada um cumprindo pena de 20 anos de prisão sob falsas acusações – e sete educadores presos devido ao seu envolvimento num projecto informal criado para ajudar jovens Bahá’ís impedidos pelo governo de frequentar o ensino superior. Além dos que já estão presos, existem mais de 300 Bahá’ís que foram anteriormente detidos e posteriormente libertados, e agora aguardam julgamento ou convocação para cumprir as suas sentenças. As quantias exigidas como fiança são exorbitantes.

O regime iraniano tem sido repetidamente condenado pelas Nações Unidas devido às suas práticas discriminatórias em relação às minorias religiosas e outros grupos sociais. Ciclicamente, organizações como a Amnistia Internacional e a Human Rights Watch condenam a República Islâmica do Irão devido a violações de direitos humanos contra minorias religiosas.

O leitor interessado encontrará mais informações em:

http://news.bahai.org/human-rights/iran/iran-update/

Anúncios
2 comentários leave one →
  1. Dário Sanai permalink
    Janeiro 12, 2012 10:10 am

    Obrigado pela divulgação. Sou um Bahá’í Português – descendente de Iranianos – e a situação no Irão perplexa-me e comove-me, em simultâneo.

    Há dias revi o filme “Hotel Ruanda”, que relata cinematograficamente o genocídio no Ruanda, e uma cena me marcou bastante: quando um jornalista apresenta a um Ruandês a realidade de que as horríveis imagens que acabou de filmar, por horríveis que sejam, não irão provocar nos espectadores dos noticiários pelo mundo fora mais do que uma curta exclamação de espanto entre garfadas no seu jantar. Daqui a perplexidade.

    Por outro lado, decidi recentemente estudar um pouco a obra de Martin Luther King e de Gandhi, duas figuras por quem sempre tive curiosidade e admiração, e fiquei atónito ao me aperceber que a sua filosofia de amor, e a sua metodologia de paz, não eram meramente abordagens de “compromisso” perante os obstáculos existentes. Eram precisamente as ferramentas necessárias para a libertação (e expiação, se quisermos) da sociedade em que estavam inseridos – e não apenas do respectivo grupo étnico a que pertenciam. Pensava que os Bahá’ís no Irão sofriam resignados por não terem alternativa (ainda que devido aos seus princípios). Apercebi-me entretanto que sofrem resignados por acreditarem, desejarem, e trabalharem para, o bem da sua própria pátria. Daqui a comoção.

  2. Ivone Félix Correia permalink
    Janeiro 12, 2012 12:55 pm

    Exmo. Senhor,

    Sou uma bahá’í portuguesa e estou bastante informada acerca deste assunto, que gostaria de ver mais bem tratado, especialmente a nível oficial como, aliás, tem acontecido em muitos outros países.

    Sinto-me muito grata a V. Exa. por ter publicado no seu site esta informação que, decerto, chegará ao conhecimento das muitas pessoas que aqui vão entrar.

    Muito obrigada e cumprimentos
    Ivone Félix Correia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: