Skip to content

República e Religiões: Imagens da Convivência Interconfessional no Primeiro Século da República Portuguesa

Novembro 3, 2011

República e Religiões: Imagens da Convivência Interconfessional no Primeiro Século da República Portuguesa, Cadernos do Museu da Presidência da República, vol. n.º 2, 232 pp.

O livro em apreço reúne comunicações a um seminário organizado em 2005 (leu bem: em 2005), na Presidência da República. O encontro foi articulado com uma linha de pesquisa da Universidade Lusófona, animada por Paulo Mendes Pinto, que escreve palavras introdutórias. O director do Museu da Presidência da República, Diogo Gaspar, assina uma breve apresentação.

O critério seguido para a escolha de intervenções parece ter sido articular representantes de confissões religiosas ou grupos filosóficos com cientistas sociais, sobretudo historiadores. Um aspecto saliente da obra é a grande variedade de opiniões, ainda que não estejam representadas todas as confissões religiosas presentes no nosso país.

Assim, entre os cientistas sociais, destaquemos:

* O historiador António Reis, à data do colóquio já grão-mestre do Grande Oriente Lusitano, salienta as boas relações entre a 1ª República na sua fase final e a Igreja Católica;

* O historiador António Matos Ferreira propõe  um temário para a historiografia da problemática religiosa na 1ª República;

* O especialista de Cultura Portuguesa Miguel Real estuda as biografias espirituais de Sampaio Bruno, Leonardo Coimbra e Guerra Junqueiro;

* O historiador Bruno Cardoso Reis  escreve sobre a política religiosa de Salazar;

* A cientista social Faranaz Keshavjee, apresentada também como «muçulmana ismaili», trata do «choque das ignorâncias», uma evidente alusão crítica ao «choque das civilizações», de Samuel P. Huntington.

* O colóquio foi encerrado por uma intervenção do Doutor José de Sousa Brito, o principal responsável técnico pela actual Lei de Liberdade Religiosa, Lei cuja responsabilidade política cabe ao  Dr. José Vera Jardim; nessa intervenção, o juiz emérito do Tribunal Constitucional deu uma interessante visão prospectiva das relações entre o Estado e as religiões.

Entre os depoimentos de autoridades religiosas, relevemos:

* O Pastor Dimas de Almeida dá «um testemunho protestante»;

* O Pe. Peter Stilwell, director da Faculdade de Teologia da UCP,  aborda a Igreja Católica e a laicidade do Estado;

* Ester Mucznick aborda este mesmo tema numa perspectiva judaica,

* Hashok Hansraj de um ponto de vista hinduísta,

* Samuel R. Pinheiro aborda-o de um ângulo pentecostal,

* Luís Mateus dá o ângulo de uma corrente filosófica hiperlaicista, a associação República e Laicidade.

José Oulman Carp, presidente da Comunidade Israelita de Lisboa, propõe uma fascinante síntese histórica do judaísmo na história portuguesa: quantos leitores terão ouvido falar de Beatriz Mendes Nasci, apesar de ela ter desempenhado um papel crucial na vida de Portugal?

Carlos Jalali, docente na Universidade de Aveiro e apresentado como cientista social, contribui com uma boa síntese da perspectiva Bahá’í sobre o Estado, a religião e a sociedade.  O leitor interessado encontrará no final do presente post o índice completo do livro.

O título República e Religiões: Imagens da Convivência Interconfessional no Primeiro Século da República Portuguesa afigura-se menos exacto, pois sugere o exame das relações das religiões umas com as outras e afinal a obra trata sobretudo do enfrentamento entre elas e o Estado. Nem por isso o livro deixa de ser estimulante – e não foi prejudicado pelo tempo passado entre o colóquio, que o originou, e o livro, que o leitor vê a seguir parcialmente reproduzido.

 

Reproduzimos a seguir as páginas do índice, pedindo ao leitor que nos releve a má qualidade da fotografia.

Anúncios
One Comment leave one →
  1. Novembro 3, 2011 11:40 am

    Como no Brasil, a publicação dos textos de grandes seminários quase sempre demoraaaaaaaaaaaaaam a ser publicados.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: