Skip to content

Já está à venda o melhor livro sobre as missões católicas portuguesas

Junho 17, 2011

D. José dos Santos Garcia foi o primeiro bispo de Porto Amélia, hoje Pemba, em Moçmbique (1957-1975) e foi também o primeiro bispo da Sociedade Missionária Portuguesa, hoje Missionários da Boa Nova. Morreu o ano passado,   quase centenário.

D. José foi o bispo dos macondes e em meados dos anos 1950 a terra em que eles viviam era das mais pobres e esquecidas de Moçambique. Poucos anos depois, começou a guerra colonial, que para aquelas bandas não foi mansa. Quando regressou a Portugal, doente, D. José tinha deixado uma cristandade autónoma onde antes dele quase não havia uma igreja. O que não é dizer pouco.

Aires A. Nascimento, missionário da Boa Nova e professor universitário, escreveu-lhe uma biografia baseada no conhecimento pessoal do biografado e sobretudo na sua correspondência, assim como em numerosas fontes escritas, particulares ou impressas, daquele instituto missionário. Estas fontes são chamadas no momento oportuno para darem vida aos acontecimentos.  A obra é valorizada com numerosas ilustrações, quase sempre a cores, inseridas no corpo do texto. O livro é ainda um modelo de biografia contemporânea de um homem da Igreja que nunca cai em anacrónicas tiradas hagiográficas.

Aires Nascimento propõe-nos uma narrativa aliciante e rigorosa da acção missionária de D. José, primeiro como sacerdote e depois como bispo.  A metodologia universitária é aqui posta ao serviço da simplicidade descritiva; a riqueza e a diversidade das suas fontes permitem-lhe descrever ao pormenor o que eram os métodos de acção das missões portuguesas – incluindo o período difícil da guerra, e como conseguiram sobreviver, entre a Cila da guerra e o Caribdes do Estado,  conquistando o respeito (e a fé) da população local.

Por isso, esta obra é a melhor introdução ao que foi por certo a maior obra universal portuguesa no século passado pois narra a elevação do ideal ligando-a sempre ao pormenor da enxada, que lavra a terra. O livro fascina pois explica o como das missões portuguesas sem esquecer o seu porquê.

Além das missões no terreno, a  biografia de D. José dos Santos Garcia  apanha meio século de história do catolicismo: aspectos do pontificado do Papa Pio XII, a acção da Sociedade Missionários Portuguesa, entre outros.

Vista de outro ângulo, é uma obra também indispensável para a história do Moçambique contemporâneo.

O livro pode ser adquirido nos Missionários da Boa Nova, Rua da Bempostinha, 30 1150-066 Lisboa; TM: 92 765 16 24; RF 21 885 15 46; fax: 21 855 02 58; endereço electrónico: geral@arm.org.pt

O livro será lançado  no próximo dia 21 na Covilhã, concelho da diocese da Guarda, onde nasceu D. José. A seguir, verá o convite electrónico.

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: