Skip to content

Finalmente editada a tese de doutoramento de Paulo Fontes sobre a Acção Católica

Junho 17, 2011

O leitor já viu que o título do presente post é incompleto: a tese pormenoriza «Elites católicas em Portugal» e só a seguir vem «o papel da Acção Católica», aliás circunscrito ao período de 1940 a 1961.

Este período, porém, é a fase áurea daquela organização de leigos católicos mandatada pela hierarquia para intervir no mundo.

A foto da capa, acima reproduzida, foi tirada no primeiro congresso nacional da Juventude Operária Católica, em Abril de 1955, no Instituto Superior Técnico. As raparigas estão de pé mas é curioso a foto incluir os dois sexos, pois então as Joc masculina e feminina eram organizações separadas. À direita está o assistente religioso, representante da hierarquia junto de cada movimento. O apurado sentido de propaganda dos jocistas levou-os a produzirem um painel rodoviário com indicações quilométricas, para darem a impressão que eram um movimento nacional. A Beira que fica a 7680 quilómteros  é a cidade de Moçambique e não a província do centro de Portugal.

A tese é valorizada com um prefácio de Manuel Braga da Cruz, que salienta «a importância» daquele trabalho para o estudo da Acção Católica «não só na Igreja mas também na sociedade portuguesa», vista no seu «impacte» social e não como objecto de uma «história institucional».

Como escreve o reitor da Universidade Católica Portuguesa, a obra é um «decisivo e novo contributo».

Paulo Fontes propõe um desenvolvido enquadramento nacional e internacional da Acção Católica Portuguesa e procede a uma excelente análise do seu funcionamento institucional.

Durante bastantes anos será por certo a obra de referência sobre aquele organismo de leigos sem o qual é incompreensível a história eclesiástica e política de Portugal no século passado.

A obra é editada na prestigiada série «Textos Universitários de Ciências Sociais e Humanas», da Fundação Calouste Gulbenkian e da FCT; tem 1053 páginas, uma pormenorizada tábua de matérias e um excelente índice onomástico e é acompanhada por um CD que contém os anexos.

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: