Skip to content

Sidónio Promove uma Concordata Informal com a Santa Sé, em 1918

Maio 31, 2011

Fátima alterara o posicionamento público do catolicismo em Portugal. No ano seguinte ao das aparições, o Presidente Sidónio Pais, nas suas viagens pelo país, viu que os párocos o apoiavam. Pouco tempo depois, iniciou o processo que conduziria à aprovação de uma concordata informal entre Portugal e o Vaticano.

O processo é iniciado em circunstâncias fora do comum. A 20 de Fevereiro de 1918, Sidónio Pais assinou o despacho, que originou a essa concordata informal , no canto inferior direito do sobrescrito da carta que Eusébio Leão, ministro em Roma, escrevera a Bernardino Machado, em Novembro de 1917, narrando os seus contactos com o Vaticano – o sobrescrito ficara por abrir, em Belém, após o golpe dezembrista; vemo-lo, abaixo,  ostentando ainda restos do lacre, no canto superior esquerdo. Como o sobrescrito, apesar de ser oficial, ostentava a designação «pessoal e reservado», o Presidente Sidónio mandou pedir autorização para abrir a missiva, que está hoje no arquivo do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Depois de iniciar o processo concordatário, Sidónio multiplicou os gestos de deferência para com o catolicismo. A fotografia documenta um momento histórico: é a primeira vez desde o 5 de Outubro que um representante do Estado participa numa cerimónia católica. A 15 de Maio de 1918, o Presidente da República, Sidónio Pais, em uniforme de trabalho, entra na sé de Lisboa para  um requiem pelos soldados mortos da Primeira Guerra Mundial; o Presidente inclina-se atenciosamente para o eclesiástico que o recebe, enquanto militares lhe fazem em continência e dois meninos de coro olham atentamente. A Ilustração Portuguesa registou a ocasião, com este excelente instantâneo de Joshua Benoliel.

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: