Skip to content

Os Jesuítas na Caricatura Republicana

Maio 12, 2011

Por favor: role até ao fim, há espaços em branco no fim de cada ilustração

Os Jesuítas eram demonizados pela opinião liberal portuguesa do começo do século passado e a caricatura republicana, sempre vigorosa e em geral talentosa, contribuiu muito para essa demonização.

Os republicanos de 1911 eram puritanos e gostavam de acusar os frades e freiras dos piores abusos sexuais. A propaganda republicana descrevia os conventos como antros de luxúria. A caricatura acima, publicada n’A Capital, de 5 de Julho de 1911, mostra o Zé Povinho ignaro e
entusiasmado com desenhos eróticos escritos nas paredes do Barro, localidade onde estava situada uma casa de  jesuítas. A Maria da Paciência lança também um olhar lúbrico. O bispo de Beja, D. Sebastião de Vasconcelos, fora acusado de homossexualidade e por isso é referido na legenda. Dias depois da publicação desta caricatura, a Assembleia Constituinte discutiria o estatuto da Igreja e a Lei da Separação.

A caricatura seguinte é já publicada durante a Presidência de Sidónio Pais, que restabeleceu as relações com a Santa Sé. Os republicanos aceitavam o restabelecimento das relações diplomáticas com o  Vaticano, e por isso o bispo podia entrar, mas não queriam o regresso dos jesuítas nem das outras congregações, masculinas ou femininas – e por isso o Zé Povinho proibe o jesuíta e a freira de entrarem no seu lar. Os republicanos de 1911 tinham elogiado o clero secular, que consideravam patriota, e censurado o clero regular, em particular os jesuítas, que tinham por agentes ultramontanos, isto é, do Vaticano. Esta oposição era agora explorada ao serviço… das boas relações com o Vaticano. É esta a mensagem do desenho publicado na Ilustração Portuguesa, de  22 de Julho de 1918.

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: