Skip to content

Na Véspera da Separação, os Republicanos Fazem «Black out»

Abril 19, 2011

A 19 de abril de 1911, faz hoje exactamente cem anos, o Governo Provisório discutia a o projecto de Lei da Separação. Em público, os republicanos assobiavam para o lado e ignoravam o tema.  A propaganda mudara 180º. A Capital não escrevia a palavra separação e procurava aliar-se com o elemento popular, minado pelos anarquistas e pelos sindicalistas. O tema da caricatura era o célebre monopólio das padarias lisboetas.

O boneco representava o ministro do Fomento, Brito Camacho, ao qual o Zé Povinho, vestido a preceito e de dedo popular em riste para o político obediente, fazia notar que falava falso quem, em seu nome, reclamara o fim do recém-decretado regime de acesso livre à panificação.

Se A Capital não escreve separação, narra na sua primeira página uma revolta clerical extraordinária, no colégio onde eram ensinados os futuros missionários laicos, isto, é que não pertenciam a uma congregação religiosa. A seguir.

«Revolta dos seminaristas» soava a ataque à República. Tanto mais grave que o vespertino escrevia com preocupação que os futuros padres «estão de posse da chave da dispensa e da adega».

Na página 2, o jornal dava notícias mais frescas sobre esta ameaça clerical à República, ao que parecia imputável ao Pe. Anaquim, aliás um sacerdote filo-republicano – o que tornava o caso mais preocupante.

Era o happy end, que a propaganda republicana sempre dava: chegara a autoridade da República.

Na coluna ao lado da notícia da primeira página, A Capital , sempre tranquilizadora, anunciava 51 sessões de propaganda sobre «A República e a sua Obra» para o domingo seguinte, que seria quatro dias mais tarde. As sessões eram promovidas pela Comissão Militar de Propaganda Republicana e o jornal nomeava os conferencistas, todos oficiais do Exército, e todos os locais, muitos deles civis.

Um leitor avisado adivinharia que tanta sessão de propaganda prometia borrasca.

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: