Skip to content

Imagens de Protestantes na República Portuguesa

Abril 12, 2011

Há poucas imagens sobre actividades de protestantes na 1ª República. Uma delas está a seguir. A Ilustração Portuguesa, de 1 de julho de 1918, noticiava a inauguração em Coimbra da YMCA, a sigla inglesa da Associação Cristã da Mocidade Masculina. A legenda é interessante.

A ocasião respirava dignidade. Os presentes vestiam todos o traje de passeio da classe média alta e havia autoridades civis e militares. A traça de Raul Lino, o autor da «casa portuguesa», que já então era um arquitecto conhecido, prestigiava a Associação que o tinha contratado.

Um católico censuraria por certo a presença do governador civil – que nessa altura nem sempre frequentava as solenidades religiosas, embora Sidónio Pais tivesse aliviado essa separação – , relevaria a presença de um republicano conhecido, Silva Graça, que mal ou bem era tido como próximo do livre pensamento, e referiria que o começo da notícia (a parte que publicamos), falando em «ideais evangélicos», parecia esconder que a associação era protestante.

A Primeira Grande Guerra deu visibilidade ao protestantismo. O Triângulo Vermelho Português prestava assistência aos nossos soldados que combatiam em França. A Ilustração Portuguesa, de 24 de junho de 1918, publicava fotografias da sua sede em Paris.

A fotografia da direita, mostrando o local com vários militares à porta, sugeria uma elevada frequência, que os católicos contestavam.

Pedimos a colaboração do leitor para a fotografia seguinte; mostra-nos um  «Capelão Militar Lendo Patriótica alocução», como reza  a Ilustração Portuguesa, de 22 de julho de 1918.

Chegou o momento de lhe pedir ajuda: as senhora serão do Triângulo Vermelho Português? O capelão militar será protestante?

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: