Skip to content

Igrejas Roubadas, Os Laicistas Desconfiam do Governo Provisório, um Padre Solto

Abril 10, 2011

Os assaltos a igrejas começaram a ser mais numerosos depois do 5 de Outubro e, em particular, à medida que pioraram as relações entre o Estado e a Igreja. Os republicanos sustentavam que era criminalidade económica mas muitos católicos suspeitavam que por trás dos assaltos havia a participação de laicistas extremistas e o encobrimento das autoridades. O final da notícia seguinte d’ A Capital de há cem anos precisamente sugere que estes católicos desconfiados nem sempre estariam enganados.

O leitor reparou que o Adamastor continuava em Leixões? A ameaça das incursões mantinha-se. Os laicistas começavam a atacar o Governo Provisório por ser mole – face aos católicos e aos monárquicos. A versalhada seguinte mostra isso mesmo. Para a compreender, é necessário ter em conta que «a Arcada» significa a transmissão de notícias oficiosas, que era feita nas arcadas da Praça do Comércio; donde o nome, quep permaneceu até aos anos 1940.

Mas os republicanos não tinham perdido a cabeça. Um  padre de Torres Vedras, que há dias vimos ter sido preso, foi restituído à liberdade.


Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: