Skip to content

Padres Republicanos Conhecidos e o Padre Republicano Desconhecido

Abril 9, 2011

Há um certo número de padres republicanos portugueses que já na República eram conhecidos como republicanos. Embora seja duvidoso o que é um padre republicano – a maioria dos padres interessava-se pouco pelo Estado e acatou a República – , mencionaremos de seguida três: o abade de Padronelo, Castro Meireles e o Padre António Oliveira. Todos eles tiveram gestos de colaboração com a República no campo dela.

Casimiro Rodrigues de Sá, abade de Padronelo, foi um dos deputados constituintes; era republicano «desde os bancos da escola», para usarmos o ridicularizado chavão da propaganda pós 5 de Outubro para designar os que militavam nas fileiras republicanas antes da queda da Monarquia; re-eleito, teve intervenções marcantes em defesa do catolicismo e travou fortes polémicas parlamentares com Afonso Costa; estava próximo de António José de Almeida.

D. António Augusto de Castro Meireles tinha 25 anos em 1910;  foi um dos raros padres republicanos a ascender ao episcopado (primeiro nos Açores e depois no Porto); fora advogado e deputado do Centro Católico em S. Bento. Vemo-lo a seguir, nnuma reprodução de um retrato a óleo.

Casimiro de Sá e Castro Meireles eram homens do norte. O Padre António Oliveira, que veremos de seguida, agiu em Lisboa; era um dos sacerdotes mais conhecidos da 1ª República pois Afonso Costa, durante o Governo Provisório, entregara-lhe a responsabilidade da assistência à infância desvalida; os adversários da República puseram a correr sobre ele rumores negativos. A Ilustração Portuguesa, a29 de Julho de 1918, em pleno sidonismo,  apresenta-o como esquecido, por certo para acusar o novo regime, e resume-lhe a obra.

Estes eram alguns dos padres republicanos conhecidos. Mas havia numerosos padres republicanos desconhecidos. No post seguinte, graças à Mestra Margarida Sérvulo Correia, tomamos conhecimentos de um deles.

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: