Skip to content

Grandeza e Limites da Tolerância Republicana; Os Boatos e os Adesivos

Abril 8, 2011

Os republicanos eram tolerantes. É certo que anunciavam que não aceitariam listas monárquicas para a Constituinte e não abundavam em Lisboa os jornais monárquicos; mas toleravam-nos na província – e no Porto. A 1 de abril, a revista Brasil-Portugal publicara, sem problema, uma bonita alegoria à cidade do Porto  ostentando as armas monárquicas.

A caça ao «adesivo» – o monárquico que aderira à República – era uma actividade de defesa do novo regime que, só por si, não desenvolvia a tolerância. Mas nem tudo corria como devia correr. Havia republicanos que afinal eram … conspiradores monárquicos. Parecia ser o caso do sr. David Carlos de Oliveira, fiscal do mercado de S. Bento. O que indignava um jornal republicano como A Capital de há precisamente cem anos.

Os republicanos não tinham portanto uma central de informações certificando os bons republicanos. Se havia monárquicos que passavam por republicanos. Havia também republicanos que passavam por monárquicos.  A Capital acusou falsamente um cidadão de ser adesivo – e, manifestando aquela humaníssima característica da imprensa portuguesa, teve muita dificuldade em dar o braço a torcer. Ria-se com a seguinte local, publicada também na edição daquele jornal do dia 6 de abril de 1911.

Parecia que o Sr. Curzon era culpado do erro d’ A Capital. Estes erros fomentavam a tolerância.  A ameaça das incursões monárquicas originava muitos boatos que eram o tema do dia daquele vespertino republicano; consagrara-lhes o editorial e a caricatura seguinte, publicada no alto da primeira página:

Era sabido, porém, que o cruzador Adamastor já chegara ao Porto, o que tranquilizava os republicanos.


Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: