Skip to content

A Lei da Separação Começa a Ser Inevitável; Incursões Monárquicas e Medo do Catolicismo

Abril 6, 2011

6 de abril de 1911 – o segundo dia do segundo semestre da República – assinalou uma mutação a favor da Lei da Separação. A Capital publicou um resumo oficioso da futura Lei, equivalente a uma consulta aos cidadãos.

Esta notícia oficiosa implicava que o Governo Provisório tinha que aprovar a Lei da Separação – excepto se desse uma cambalhota. O anúncio da Separação com o nome de Separação ocorria num contexto político cada vez mais dramático.  Cada dia surgiam novos rumores de incursões monárquicas. A Capital anunciava que o governo enviava para o norte o navio de guerra Adamastor para  impedir desordens e atribuía-as não às pobres forças de Couceiro mas às hostes da Igreja Católica – embora a propaganda republicana preferisse não relacionar estas com aquelas.

Os temas da Igreja dominavam toda a actualidade. Assim acontecia no Ministério da Guerra e com a música militar.

O catolicismo invadia  também o «fait-divers»: um aventureiro tinha sido além de nobre … frade. Veja o título seguinte da primeira página d’ A Capital.

Era assim no teatro. A Capital censurava a peça de Afonso Lopes Vieira, representada na homenagem ao actor Augusto Rosa, que referimos num post anterior: era «neocristianismo, «um Tolstoi galante para madamas chics com flatos de anarquismos» – e suspeitava (com razão, aliás) que evoluiria como o Eça do «Suave Milagre».   Antes de os espectáculos começarem, os republicanos gostavam de tocar A Portuguesa, o novo hino nacional. Aconteceu assim nesta homenagem.  Mas o aplauso não era unânime, como A Capital relatava.

O clima social continuava tenso. O catolicismo passava por quase todas as linhas de fractura.

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: