Skip to content

A Ameaça das Incursões Monárquicas. Paiva Couceiro Corajoso, Ridículo e Odiento

Abril 5, 2011

O 5 de Abril de 1911 foi o dia em que passaram os primeiros seis meses da proclamação da República. A Capital assinalou-o com um fundo alusivo. Ao lado, ao alto, com muito destaque portante, publicou uma versalhada censurando Paiva Couceiro, por ter prometido ao Governo Provisório não conspirar e conspirar,  tratou o Rei D. Manuel II (pelo menos) de cobarde e verberou a imigração monárquica para a Galiza.  A versalhada vai a seguir (apesar do original não ser dos melhores).

Couceiro era apresentado em uniforme de tipo prussiano e fazendo negaças à popular republicana. Couceiro, a quem Vasco Pulido Valente consagrou uma excelente biografia, intitulada Um Herói Português, ainda pertencia aos quadros do Exército luso.

Naquela sátira, há uma omissão significativa: os católicos não são atacados. Parece que os ataques aos católicos por motivo de incursões monárquicas aumentam com a passagem do tempo. O silêncio talvez fosse devido ao facto de Couceiro encher as medidas da propaganda republicana: indignava-a genuinamente e era um alvo fácil.

O oficial do Exército  Henrique Mitchell de Paiva Couceiro   combatera com coragem nas campanhas de ocupação colonial , o que o tornava simpático aos republicanos, mas tinha um talento excepcional para ocupar posições delicadas, pisando sempre o trilho que separa o ridículo do odiento – e os republicanos passaram a odiá-lo quando encabeçou as incursões monárquicas. Vemo-lo acima numa foto oficial do final  da Monarquia e em baixo recordamo-lo numa caricatura publicada no primeiro dia do presente blog (ao alto, à direita, na ponta do dedo do sacerdote católico).

Mas os republicanos não desarmavam perante os padres conspiradores. A Capital denunciava, na página 2, o Pe. Benjamim Cerqueira, de Torres Vedras, há dias preso.


Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: