Skip to content

Bernardino Tenta Fazer Bispos

Março 29, 2011

A caricatura d’ A Capital de há cem  anos, 29 de Abril de 1911, mostra à direita Bernardino Machado oferecendo uma mitra episcopal do Porto a João de Meneses, um republicano da propaganda que recusara vários cargos que lhe foram então propostos e também não aceita o cargo eclesiástico (acabou por ser director-geral de instrução).

O boneco tinha um certo humor «non sense»; era claro que o antigo ministro monárquico Bernardino não podia fazer um bispo de um advogado republicano. Mas Meneses só na aparência era a vítima do chiste. O desenho era uma indirecta aos republicanos que não aceitavam a separação afonsista: Bernardino substituía Afonso Costa como Ministro da Justiça e este , quando no Grémio Lusitano falara na extinção do catolicismo em poucas gerações,  atacara os republicanos que rejeitavam a separação. A caricatura tinho um cheirinho a Monarquia.

Nesse mesmo dia 29 de Março, o diário monárquico O Dia republicou as célebres declarações de Afonso Costa no Grémio Lusitano, o que lhes aumentava a difusão e reforçava a credibilidade.

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: