Skip to content

D. António Barroso na Exposição de Sousa Pinto

Março 28, 2011

Instalara-se um certo quotidiano da guerra da Separação. A 28 de Março de 1911, A Capital anunciava um desenvolvimento no «famoso caso» do Pe. Avelino de Figueiredo, futuro capelão militar: o juiz queria ouvir a criada do padre; e mantinha os suspeitos em prisão preventiva. O caso parecia um romance de Eça de Queirós.

Os incidentes com o clero continuavam a alimentar a rubrica das últimas notícias d’ A Capital. O correspondente do Porto não perdoava, como o leitor verá de seguida.

D. António Barroso continuava na berra. O vespertino republicano descobrira maneira de transformar em suspeita de delito o que era a simples devolução dos seus bens.

Barroso, apesar de demitido, não desistia de fazer vida social. A Ilustração Portuguesa, que só quando não podia  não publicava uma fotografia para arreliar os republicanos, mostrava, na sua edição de 27 de Março, o bispo a assinar o livro de visitas da exposição do pintor Sousa Pinto no Porto, a diocese de que acabara de ser demitido.

É curioso que os circunstantes têm todos a cara rapada, aparentando um ar moderno, que hoja falta às imagens dos pilosos rostos republicanos da época. Eram por certos artistas, embora pareçam polícias de um filme sobre a «resistência» francesa. A cena formal na sala da exposição, que vemos abaixo, mostra senhoras chapeludas de vestido comprido   e encasacados cavalheiros de bigode – cercando a jovem filha-família ou modelo do pintor naturalista, jovem que vemos em frente na foto, dando-se as mãos sobre o ventre.

Era ocasião para apresentar um modelo de beleza feminino diferente do habitual: a camponesa saudável e sensual. O retrato do meio, acima, era um exemplo de escola.

A exposição foi um êxito, a Ilustração deu-lhe destaque.

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: