Skip to content

A Separação Há Cem Anos: Os Monárquicos Não Voltam

Março 24, 2011

A 24 de Março de 1911, a impensa dava notícias da periferia da Lei da Separação. La Croix, de véspera, anunciara uma conspiração monárquica em Portugal e  A Capital respondia-lhe com uma caricatura eloquente; os nobres exilados não queriam regressar:

Por uma especial gentileza, A Capital não lembrava que o casal de nobres monárquicos era … católico. Talvez a propaganda republicana tivesse mais duvida sobre a identificção católico-monárquico do que aquelas que deixava transparecer.

La Croix prosseguia a sua campanha contra a república. A 24, anunciava na sua primeira página que a demissão de José Relvas, ministro das Finanças, era anunciada em Lisboa ; na página 5, apresentava-o como um rico proprietário  que «a anarquia crescente parece ter desmoralizado»; e voltava ao tema da conspiração monárquica. Para o diário católico francês, a ameaça de revolução continuava a pairar sobre as margens do Tejo.

Relvas era de facto um rico proprietários mas estava apenas furioso com a acção a base de Afonso Costa e lançou a ameaça de demissão para a conter – o que conseguiu.

O nosso republicano terá ido descansar depois de examinar com cuidado a fotografia que a A Capital publicava a cinco colunas, na sua primeira página, em baixo.

O ciclone de Viareggio não era tão movimentado como o  nosso tsunami japonês, mas em Março de 1911 a saturação de imagens era bem menor do que hoje. A função que preenchiam – era a mesma.

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: