Skip to content

A Separação Há Cem anos: Folga Separatista Para Efeito de Diversão

Março 18, 2011

A Capital de há exactamente cem anos apresentava Afonso Costa como vítima da Igreja Católica e em particular do Pe Santos Farinha, a cuja célebre conferência assistira. Costa acabara de  propor o castigo de D. António Barroso, por causa da pastoral, e a opinião pública estava agitada.

Enquanto Afonso Costa coça atrás da orelha e não encontra nada, o cidadão queria divertir-se. É que o dia 18 de Março de 1911 era um sábado.   Iria por certo à revista. Se folheasse a Ilustração Portuguesa, veria que ela lhe recomendava a revista «Um rufo», no teatro República (hoje S. Luiz). O cidadão poderia estar certo que ela não falava da Lei da Separação; com efeito, a Ilustração informava que o espectáculo divertia «sem ofender crenças». Esta frase era um sinal da agitação dos espíritos e sugere que alguns lisboetas já queriam tréguas do conflito incipiente entre o Estado e a Igreja. O elenco do «Rufo» era escolhido. O leitor reparará que a estrela feminina  lhe pareceria hoje uma taberneira de província – mas à época era uma vedeta. A música era do maestro Assis Pacheco.

O lisboeta tinha à sua disposição mais atracções.  Havia várias outras peças de teatro. Havia também exposições de arte.  O salão de Fotografia Bobone expunha 110 quadros do grupo da Arte Livre; de entre os numerosos pintores, chegaram-nos os nomes de Francisco Smith, autor de telas que A Capital tinha por «muito aproveitáveis», e de Emérico Nunes, que aquele jornal apresentava como Emérico H. J. Nunes.

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: