Skip to content

O Pároco Visto pelos Republicanos: Um Ser Lúbrico

Março 17, 2011

Vimos ontem figuras católicas do começo da Separação. Hoje  relanceamos a perspectiva que os republicanos tinham do padre. Ela ressalta da caricatura que A Capital imprimiu a 22 de Abril de 1911, dois dias depois da Lei da Separação, e que publicamos a seguir.

O caricaturista, de traço vigoroso, retrata uma cena rural: o padre e a sua família são evidentemente pessoas de recursos modestos.  A «ama», referida na legdenda, é um eufemismo grosseiro para designar a concubina do padre; ostenta seios fartos, como a senhora que ontem vimos vestir-se numa boa casa de modas de Paris. O título é uma pedanteria destinada a achincalhar mais o pároco; Balaão era um profeta venal e Deus falou-lhe uma vez pela voz da burra para tentar impedi-lo de profetizar contra Israel. Poucos leitores saberiam que fizera a burra de Balaão – mas todos eram objecto da contaminação entre a burra e os temas religiosos. Aquela erudição vetero-testamentária persuadia muitos leitores, laicos ou católicos, que o laicismo era obra de antigos seminaristas – pois só a eles seria atribuído tamanho conhecimento dos livros bíblicos.

Em 1911, os sacerdotes católicos eram condicionados por este tipo de imagem.

Até ao 28 de Maio de 1926, os laicistas continuaram a glosar o tema do pároco dominado por motivações sexuais. Publicamos a seguir uma caricatura posterior em catorze anos à da «burra de Balaão».  O desenho mostra uma mulher, que parece ter tido ou estar a ter  um orgasmo, e o sacerdote, bastante mais velho do que ela, abraçando-a, que, segundo a legenda, a terá confessado e … (O Espectro, 18 de Maio de 1925, número de apresentação, por indicação de Catarina Figueiredo Cardoso).

Este género de caricaturas chocava os católicos – e chocava muitos laicos.

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: