Skip to content

A Separação há Cem anos: Paris é Sempre Paris

Março 16, 2011

Quantas republicanas e quantos republicanos não terão visto este anúncio publicado na p. 2 da Ilustração Portuguesa da semana a que pertencia o dia 16 de Março de 1911? Não era só para verem a moda. Também não o viam apenas para confirmarem que as mulheres anorécicas ainda … não estavam na moda (aconteceria nos loucos anos 1920). Viam-no porque o anúncio confirmava que o Portugal republicano continuava a ser um país civilizado cujo coração mundano continuava a bater em Paris.

As relações com o catolicismo voltavam a estar na berra na actualidade jornalística de há precisamente cem anos. Os campos laico e laicista começavam a extremar-se entre os republicanos. António José de Almeida, o ministro do Interior, era laico, Afonso Costa, o ministro da Justiça, laicista. Há cem anos dia por dia, A Capital , um vespertino laicista, publica na primeira página ao alto uma caricatura satirizando António José: os sonhos da propaganda cedem ao empreguismo, uma «mania» que os republicanos tinha criticado na monarquia. A crítica laicista ao laico António José anunciava a futura divisão dos republicanos face ao catolicismo. A caricatura seguinte é a certidão de nascimento desta divisão.

No Porto, a crise originada pela leitura da pastoral e posterior expulsão de D. António Barroso tinha amainado e os republicanos procuravam persuadir a opinião pública que tinham ganho. Era o objectivo da notícia que A Capital, de faz hoje cem anos publicava numa secção muito lida, as «Últimas», na página 2, titulando:  «O cabido humaniza-se»; os senhores cónegos tinham ido  falar com o governador civil, agradecendo e manifestando vontade de solucionar  o caso  (a notícia está deficientemente  fotografada na nossa fonte, a benemérita Hemeroteca da Câmara Municipal de Lisboa).

Na realidade, o cabido do Porto elegera quem quisera para substituir o bispo desterrado pelo governo. Se quiser ver o rosto do eleito, leia o post seguinte.

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: